Município começa a oferecer atendimento psiquiátrico 24h, 7 dias na semana

Caps III Quatro Estações passa a funcionar também à noite e nos fins de semana, para pessoas com transtornos mentais
quarta-feira, 01 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
O Caps III, agora Quatro Estações, na  Alameda Marquês de Maricá, 137, no Parque São Clemente. (Foto: PMNF)
O Caps III, agora Quatro Estações, na Alameda Marquês de Maricá, 137, no Parque São Clemente. (Foto: PMNF)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde e do setor de Gerência em Saúde Mental, transformará o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) em uma unidade 24 horas, durante os sete dias da semana. 

O chamado Caps III Quatro Estações, Alameda Marquês de Maricá, 137, no Parque São Clemente, será inaugurado nesta quarta-feira, 1º de dezembro. O espaço oferecerá o serviço de atendimento para adultos com transtornos mentais, visando à recuperação da saúde psicológica e à integração do paciente com sua família e a comunidade.

Atualmente são atendidos cerca de 500 usuários nessa unidade. Agora, com a implementação deste novo modelo de Caps, as pessoas terão um melhor acolhimento, principalmente em horários como a noite e fins de semana. 

O Caps tem como finalidade a reinserção social de pessoas com transtornos mentais graves. O acesso pode ser feito por demanda espontânea, por intermédio de uma unidade de atenção primária ou especializada, por encaminhamento de uma emergência ou após uma internação clínica-psiquiátrica.  

A assistência do município continua sendo oferecida de porta aberta para todos aqueles que possuem um encaminhamento prévio e necessitem de suporte psiquiátrico. Para alcançar esse objetivo, a implantação desta unidade contará com uma equipe multiprofissional, composta por parte dos profissionais que foram chamados nos últimos processos seletivos, com atividades coletivas e individuais e tratamento médico.

O gerente de Saúde Mental de Nova Friburgo, Felippe Schenquel, disse que esse é um momento de reestruturação, com profissionais chegando para fortalecer os serviços existentes e a possibilidade de ampliação e criação de novas unidades.

A secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, ressaltou o avanço da saúde mental no município. ‘’Hoje em dia falamos de um assunto que antes era esquecido e é muito importante vermos que estamos avançando na saúde mental de nossa cidade, podendo oferecer um serviço digno e humanitário de saúde para os nossos usuários. O Caps III é uma das muitas conquistas que teremos pela frente", disse ela.

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde