Medo do desemprego cai pelo segundo mês consecutivo

Segundo pesquisa, nos últimos 3 meses 40,9% dos fluminenses não tiveram temor de ficar sem trabalho
sexta-feira, 22 de abril de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Foto: Henrique Pinheiro
Foto: Henrique Pinheiro

O mais recente levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), feito com consumidores, mostra que os fluminenses continuam confiantes em não perder o emprego nos próximos três meses. A pesquisa constatou melhora no índice de confiança no emprego, em comparação a março. Em abril, 47% dos entrevistados disseram não estar com medo do desemprego, contra 42,9% no mês anterior. Sobre perder o emprego, 30,5% afirmaram ter muito medo, enquanto 22,4% informaram estar com pouco medo.

 A sondagem do IFec RJ foi feita entre os últimos dias 14 e 18 com 406 consumidores e indica que nos últimos três meses 40,9% não tiveram medo de ficar desempregados. Já 38,9% disseram que ficaram com muito medo. 20,2% dos entrevistados relataram que tiveram pouco medo.

Retomada econômica

Em relação à expectativa da retomada econômica brasileira para os próximos três meses, a pesquisa mostrou que ocorreu uma alta, se comparada ao mês anterior. Em abril, 39,7% disseram estar confiantes ou muito confiantes. Em março, esse índice foi de 32,4%. Pelo menos 21,9% dos consumidores consultados disseram estar pessimistas, enquanto 19,5% estão muito pessimistas. Os que acreditam que a situação não irá se alterar somam 19%.

Já sobre a retomada econômica do Rio de Janeiro nos próximos três meses, o número de pessimistas diminuiu em relação a março. Em abril, 44,1% se consideram pessimistas ou muito pessimistas, contra os 48,7% do mês anterior. Além disso, o número de consumidores confiantes ou muito confiantes apresentou elevação: sendo de 32,3%, contra 27,9% em março, enquanto 23,6% acreditam que a situação não irá se alterar no estado do Rio de Janeiro. 

Renda familiar

A quantidade de consumidores fluminenses que afirmaram ter sofrido diminuição na renda familiar nos últimos três meses apresentou queda, indo de 57,4% em março para 53,2% em abril. Os índices mostram que houve crescimento dos que tiveram aumento na renda familiar: 9,7% (março) para 11,1% (abril). 35,7% disseram que a renda familiar continuou como está.

Para os próximos três meses, 45,6% acreditam que a situação vai continuar como está. Já 25,4% dos entrevistados acham que vai aumentar ou aumentar muito. Os que acreditam que vai reduzir ou reduzir muito somam 29,1%.

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego