Luto: Nova Friburgo perde o padre Salomão

O sacerdote sofria de uma grave enfermidade e, em sua última internação hospitalar, contraiu o coronavírus
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Morreu na madrugada desta quarta-feira, 18, em Nova Friburgo, o querido e conhecido padre Salomão Soares de Oliveira. Segundo nota enviada pela Diocese de Nova Friburgo, que através do bispo Dom Luiz Antonio Lopes Ricci também manifestou profundo pesar pelo falecimento do sacerdote, informou que ele sofria uma grave enfermidade e encontrava-se em tratamento paliativo, tendo em vista seu quadro de saúde irreversível.

Ainda de acordo com a Diocese de Nova Friburgo, na última internação hospitalar constatou-se a infecção pelo coronavírus. Por este motivo, infelizmente não foi possível cumprir o que havia sido previamente acertado com a família sobre o sepultamento do padre, que seria realizado com cerimônia aberta à comunidade.

Obedecendo os protocolos de prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19, será necessário manter as medidas de segurança e distanciamento social. Portanto, a cerimônia de seu funeral será realizada de modo reservado, sem a participação de fiéis, contando somente com a presença do bispo diocesano, da irmã do padre Salomão, Eva Soares de Oliveira, religiosa da Congregação Divino Mestre em Nova Friburgo, e sua sobrinha Maria do Carmo, residente em Pernambuco, e representantes do clero.

Para que a comunidade friburguense possa acompanhar esta última homenagem ao Pe. Salomão, o ato será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Nova Friburgo (@diocesedenovafriburgo). O sepultamento acontecerá ainda nesta quarta-feira, às 16h, no Cemitério Municipal São João Batista, na Irmandade do Santíssimo Sacramento, no Centro. A missa de sétimo dia será realizada na próxima terça-feira, 24, às 19h, na Paróquia Santa Teresinha, no distrito de Conselheiro Paulino, e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Diocese.

O jornal A VOZ DA SERRA se junta à Diocese de Nova Friburgo, aos familiares, amigos e a toda a comunidade católica da cidade, manifestando seu profundo pesar pelo falecimento do padre Salomão.

Quem foi o padre Salomão

Nascido em 29 de março de 1939, em São Bento do Anu (Pernambuco), o padre Salomão foi ordenado presbítero em 10 de dezembro 1978. Iniciou a sua caminhada religiosal na Diocese de Nova Friburgo em 2001, por meio do Uso de Ordens concedido por Dom Alano Maria Pena, recebendo, mais tarde, a provisão como Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis. Em 29 de abril de 2008, Dom Rafael Llano Cifuentes aceitou o pedido de incardinação do presbítero na Diocese de Nova Friburgo, após sua vinda da Diocese de Lages (Santa Catarina).

Em 14 de setembro de 2011, padre Salomão recebeu a provisão de vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio e Cristo Ressuscitado, situada no Prado, no distrito de Conselheiro Paulino. Atualmente, padre Salomão exercia o seu ministério na Paróquia Santa Teresinha, em Nova Friburgo, ao lado do padre Wanderson Mozer.

LEIA MAIS

Manoel Martins estava internado na cidade de Teresópolis, onde encontrava-se hospitalizado com complicações pulmonares

Em 2020 A VOZ DA SERRA publicou reportagem que mostrou o trabalho do servidor Carlos Alberto Machado no Parque Juarez Frotté

Seu corpo será trazido para Nova Friburgo para ser sepultado no Cemitério São João Batista, no jazigo perpétuo da família Spinelli

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: obituário