Lojas podem permanecer abertas até 22h a partir desta segunda

Comerciantes precisam assinar termo de adesão à convenção coletiva
sexta-feira, 08 de dezembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Graças a um acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos poderão permanecer abertas até 22h desta segunda-feira, 11, ao dia 24, para facilitar as compras de Natal. A ampliação do horário exige oficialização de termo de adesão à convenção coletiva junto às duas entidades. 

Durante este mês, o comércio ainda está autorizado a funcionar até 22h nos domingos anteriores ao Natal e a partir das 9h nas segundas-feiras, quando habitualmente respeita a Semana Inglesa. Do dia 1º ao dia 9, as lojas puderam ampliar o expediente até 21h.

Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, comenta que o horário estendido ajuda a incrementar as vendas do setor e facilita a vida de quem procura as lojas da cidade para escolher seus presentes de Natal. “A maioria das pessoas costuma ter muitos compromissos nesta época, então fechamos o acordo para beneficiar tanto o comércio quanto os consumidores”, observa ele.

Também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio lembra que outra razão para manter portas abertas por mais tempo é que as lojas de Nova Friburgo recebem consumidores de toda a região vizinha, além de cidades mais distantes, conforme indicam as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). 

Quanto ao termo de adesão, ele explica que a homologação, nos sindicatos patronal e laboral, acontece de maneira rápida e simples. Braulio Rezende acrescenta que um único documento vale para o período inteiro de extensão do expediente.

“O termo de adesão regulamenta o funcionamento do comércio em datas e horários especiais, assim como resguarda os direitos trabalhistas dos comerciários”, destaca. Os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro se encontram na área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio e devem seguir a convenção coletiva de Nova Friburgo em sua integralidade.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: