Levantamento aponta queda de notificações de Covid-19 no Estado

Em contrapartida, na Região Serrana, houve aumento de mortes pelo vírus
terça-feira, 14 de julho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Em um levantamento feito pelo jornal O Globo e divulgado nesta terça-feira, 14, o coronavírus dá sinais de desaceleração na maior parte do interior do Rio. De acordo com a reportagem, o levantamento tem base em dados oficiais da Secretaria estadual de Saúde e mostra que, dos 92 municípios fluminenses, em pelo menos 79 deles (86%) registraram, na semana passada, queda no total de notificações de testes positivos de Covid-19, na comparação com os sete dias anteriores. A reportagem informa que, quando a análise é feita por regiões, o mapa da doença no Estado do Rio indica que houve aumento de casos apenas no Norte Fluminense, impulsionado por uma alta significativa em Macaé.

“Quanto às mortes, os números continuam oscilando, mas prefeituras e especialistas acreditam que boa parte deles é referente a óbitos antigos — que estavam em investigação ou demoraram a ser lançados no sistema de controle — e que há, sim, um achatamento da curva epidemiológica”, informou O Globo.

Procurado pela reportagem, o professor Lisandro Lovisolo, integrante do Observatório Fluminense sobre a Covid-19, da Uerj afirmou que há três semanas essa queda foi notada. “Ficamos até assustados com o fenômeno. O que pode explicá-lo é a hipótese de muito mais gente do que esperávamos ter pegado a doença. O certo, no entanto, é que a população precisa manter a disciplina, tomando medidas como o uso de máscaras. Afinal, continuaremos convivendo com o coronavírus por um bom tempo”.

De acordo com os números mais recentes, o Estado do Rio já contabiliza 11.624 mortos na pandemia. Atualmente, são 132.822 exames positivos, de março até agora. Ainda segundo a reportagem, em uma análise por região, o aumento na quantidade de mortes ocorreu na Baixada Litorânea, no Médio Paraíba, no Noroeste do Estado, no Norte Fluminense e na Região Serrana. Juntas, essas regiões registraram, na semana passada, 159 óbitos.

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Covid-19