Durante este mês diversos municípios brasileiros estão promovendo, por orientação do Ministério da Saúde, a campanha Julho Amarelo, que evidencia a luta contra as hepatites virais em todo o país. Com a promoção de orientações e atividades, o objetivo é demonstrar a prevenção e a importância da realização dos testes rápidos para que o diagnóstico da doença seja mais rápido, acelerando o início dos cuidados.
Nova Friburgo foi escolhida como uma das “cidades piloto” do Estado do Rio de Janeiro para a implantação do novo projeto de atendimento aos pacientes com hepatites, tornando a liberação dos medicamentos específicos mais efetiva e oferecendo um acesso eficaz para a comunidade, tornando o início do tratamento mais rápido. Desde o início da implantação do programa já foram tratados e curados cerca de 70 pacientes portadores de hepatite C.
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa IST/AIDS/Hepatites Virais, realiza até o fim de julho, atividades de conscientização acerca do tema para que mais pessoas busquem a testagem, que é realizada nas unidades de saúde, onde também estão disponíveis os exames.
Ações nas unidades de saúde
- Posto de saúde Sílvio Henrique Braune (Suspiro): dias 13, 18, 20, 25 e 27, das 8h e às 13h;
- ESF Cordoeira: 13, às 9h;
- ESF Centenário: 13, das 9h às 14h;
- Posto Ariosto Bento de Mello (Cordoeira): 18, às 10h;
- ESF São Lourenço: 18, às 9h;
- ESF Campo do Coelho: 22, às 9h;
- UBS São Geraldo: 25, às 10h.
Deixe o seu comentário