Já são 16 os casos confirmados de coronavírus em Nova Friburgo

Desse total, sete são profissionais da saúde
segunda-feira, 13 de abril de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Foto: Josué Damacena/IOCFiocruz)
(Foto: Josué Damacena/IOCFiocruz)

Já são 16 os casos confirmados do novo coronavírus em Nova Friburgo, segundo apontou o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, na tarde desta segunda-feira, 13. Desses, sete são profissionais da saúde – praticamente a metade. Ainda de acordo com a prefeitura, 99 casos suspeitos já foram descartados e outros 37 ainda aguardam resultados de análise enviados ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O boletim informa ainda que 16 pacientes estão internados e outros 20 em isolamento domiciliar. Desses, um foi atestado como positivo para Covid-19 por um laboratório particular e ainda aguarda a contraprova do laboratório de referência do Estado. Ainda há um óbito suspeito aguardando o resultado de exames.

Isso significa que, em apenas dez dias – considerando que o primeiro caso positivo do novo coronavírus no município foi registrado no último dia 3l – saltou de um para 16 o número de casos confirmados de Covid-19 em Nova Friburgo. Isso coloca o município na 15ª colocação entre as 61 cidades do Estado que mais registraram casos da doença.

Evolução em Friburgo

A confirmação oficial de casos, que vinha zerada desde o primeiro boletim oficial da Prefeitura de Nova Friburgo, divulgado em 17 de março, teve o primeiro registro oficial apenas no dia 3 de abril. Esse primeiro caso confirmado pulou para quatro no dia 6, pulou para sete no dia seguinte e saltou para 13 na última quinta-feira, 9. No domingo, 12, foi confirmado o 15º caso confirmado da doença e, nesta segunda-feira, o 16º.

Entenda os casos

De acordo com o ‘Painel Coronavírus’, plataforma que concentra e detalha em tempo real os dados contabilizados pelo Governo do Estado do Rio por regiões e municípios, dos 16 casos confirmados de Covid-19 em Nova Friburgo, o Centro e os bairros Olaria e Ponte da Saudade registram dois casos cada. Já Campo do Coelho, Catarcione, Cônego, Conquista, Solares e Sítio São Luís registram um caso cada. Há ainda outros três casos confirmados cujos bairros onde os pacientes moram são desconhecidos.

Portanto, dos 15 casos positivos de Covid-19 registrados até domingo, 12, em Nova Friburgo, há apenas uma mulher na faixa etária de 20 a 29 anos. De 30 a 39 anos são quatro casos, sendo dois homens e duas mulheres. De 40 a 49 anos também são quatro casos (dois homens e duas mulheres). De 50 a 59 anos são dois casos em mulheres. De 60 a 69 a mesma coisa, dois casos confirmados em duas mulheres. De 70 a 79 anos há apenas um paciente homem, assim como na faixa etária acima de 80 anos, cujo único caso registrado é de um paciente do sexo masculino.

Cabe ressaltar que o 16º caso positivo confirmado pela Prefeitura de Nova Friburgo na tarde desta segunda-feira ainda não constava na ferramenta disponibilizada pelo Estado que, até o fechamento desta edição, havia sido atualizada pela última vez na tarde do último  domingo.

Os casos no Estado

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, até esta segunda-feira, 13, haviam 3.221 casos confirmados e 182 óbitos por coronavírus no Estado do Rio de Janeiro. Há ainda 88 óbitos em investigação. Os casos confirmados estão distribuídos da seguinte maneira:

Rio de Janeiro – 2.322
Niterói – 124
Volta Redonda – 112
Nova Iguaçu – 96
Duque de Caxias – 83
São Gonçalo – 79
Belford Roxo – 47
São João de Meriti – 36
Mesquita – 30
Petrópolis – 28
Itaboraí – 24
Maricá – 22
Magé – 20
Nilópolis – 20
Nova Friburgo – 16
Barra Mansa – 12
Queimados – 11
Teresópolis – 9
Angra dos Reis – 8
Cabo Frio – 7
Barra do Piraí – 6
Macaé – 6
Resende – 6
Rio das Ostras – 6
Campos dos Goytacazes – 5
Itaguaí – 5
Rio Bonito – 5
São Pedro da Aldeia – 5
Casimiro de Abreu – 4
Iguaba Grande – 4
Seropédica – 4
Tanguá – 4
Araruama – 3
Bom Jesus de Itabapoana – 3
Guapimirim – 3
Japeri – 3
Mangaratiba – 3
Paraíba do Sul – 3
Porto Real – 3
São Fidélis – 3
Bom Jardim – 2
Cachoeiras de Macacu – 2
Itaperuna – 2
Miguel Pereira – 2
Paty do Alferes – 2
Quatis – 2
Sapucaia – 2
Saquarema – 2
Valença – 2
Arraial do Cabo – 1
Cantagalo – 1
Itatiaia – 1
Paracambi – 1
Paraty – 1
Piraí – 1
Porciúncula – 1
Rio das Flores – 1
São Francisco de Itabapoana – 1
São João da Barra – 1
Sumidouro – 1
Três Rios – 1
Município de residência em investigação – 1

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta segunda-feira mais 12 óbitos por coronavírus no Estado, totalizando 182. As vítimas são:

Mulher de 70 anos; de Itaboraí
Homem de 82 anos; de Magé
Mulher de 86 anos; de Niterói
Homem de 53 anos; do Rio Janeiro
Mulher de 56 anos; do Rio Janeiro
Mulher de 58 anos; do Rio Janeiro
Mulher de 68 anos; do Rio Janeiro
Homem de 77 anos; do Rio de Janeiro
Mulher de 78 anos; do Rio Janeiro
Homem de 86 anos; do Rio Janeiro
Homem de 88 anos; do Rio Janeiro
Homem de 90 anos; do Rio de Janeiro

Os óbitos dos 102 homens e 80 mulheres foram registrados nos seguintes municípios:

Rio de Janeiro – 115
Duque de Caxias – 16
Niterói – 7
Volta Redonda – 6
Nova Iguaçu – 5
São Gonçalo – 4
Belford Roxo – 3
Maricá – 3
São João de Meriti – 2
Iguaba Grande – 2
Itaboraí – 3
Itaguaí – 2
Rio Bonito – 2
Rio das Ostras – 2
Arraial do Cabo – 1
Bom Jesus de Itabapoana – 1
Cachoeiras de Macacu – 1
Macaé – 1
Magé – 1
Mangaratiba – 1
Mesquita – 1
Miguel Pereira – 1
Petrópolis – 1
Tanguá – 1

 

LEIA MAIS

Informações são do mais novo Boletim Coronavírus emitido semanalmente pela prefeitura

Imunizante deverá ser aplicado em três doses

Todos os pacientes eram idosos com mais de 70 anos e doentes crônicos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Covid-19