Após a adesão maciça dos hotéis do Estado do Rio, o selo Pet Friendly começará a ser entregue a lojas, bares e restaurantes que autorizem a entrada e permanência de animais de estimação. A novidade foi implementada em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio-RJ), com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ) e com o Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).
O acordo de cooperação entre o governo do estado e as entidades de classe foi assinado nesta sexta-feira, 29, no Palácio Guanabara. Durante o evento, o governador em exercício Cláudio Castro falou sobre a importância da iniciativa. "A ampliação do selo Pet Friendly é uma grande quebra de paradigmas. É de suma importância a sensibilidade dos empreendedores para absorver esta demanda da sociedade. E isso gera impacto no nosso desenvolvimento econômico. Além disso, quando respeitamos os animais e as pessoas que querem andar com seus pets, a gente contribui para a construção de uma sociedade com mais amor", disse.
Para o secretário de estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, idealizador do selo, a adesão dos novos setores reforça a importância cada vez maior dos animais de estimação na vida das pessoas. "Há uma demanda crescente para que os animais de estimação possam entrar e permanecer em todos os lugares, e a adesão desses novos setores comprova a importância que os pets ganharam na rotina dos seus donos. O Estado do Rio caminha para se tornar uma referência na instituição de políticas para animais de estimação", destacou Queiroz, cuja secretaria é responsável pelas políticas de proteção e bem-estar animal no estado.
O empresário João Braune, diretor da Casa da Glória, espaço cultural na Zona Sul do Rio, enfatizou que além de contribuir para aquecer a economia do setor, a presença dos animais cria um ambiente mais amigável e agradável. "Essa iniciativa é fundamental. Nós sempre aceitamos animais na Casa da Glória. Temos uma área externa com um serviço especial para os bichinhos, de forma que eles se sintam bem no local. É importante que os estabelecimentos se preparem para receber os pets, pois essa é uma demanda que cresce a cada ano. Muitas vezes, as pessoas deixam de sair para não deixar o animal de estimação sozinho e a presença dos bichos nos estabelecimentos proporciona um ambiente familiar e de interação", afirmou.
Também participaram do evento o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior; o presidente da Abrasel, Pedro Hermeto; e o presidente do SindRio, Fernando Blower. Os comerciantes e lojistas interessados deverão se cadastrar junto à Fecomércio. No caso dos bares e restaurantes, as inscrições serão organizadas por Abrasel e SindRio.
Consulte os locais no Rio de Janeiro com Selo PET Friendly em http://www.rj.gov.br/secretaria/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=10760&pl=selo-pet-friendly---amigo-dos-animais
Deixe o seu comentário