A jovem friburguense Ana Beatriz Rutledge, de 17 anos, conquistou o prêmio AIB Careers Skills 2023 (Prêmio Banco Irlandês e Associados para Jovens Talentos e Carreiras) na Irlanda. O concurso contou com diferentes categorias e teve ao todo 25 finalistas. A adolescente participou na categoria Vlog, onde contou como foi a sua experiência curricular em uma empresa multinacional de Dublin, capital irlandesa. A premiação acontecerá na próxima quarta-feira, 10, em Dublin, e contará com a presença de autoridades locais, dentre elas a ministra da Educação da Irlanda, Norma Foley, e do embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato.
O concurso foi realizado no mês passado pelo AIB (Banco Irlandês) e a empresa Careers Portal juntamente ao Ministério da Educação da Irlanda. A competição faz parte de um programa de incentivo à Educação do governo Irlandês que visa a experiência curricular dos jovens do ensino médio. Neste programa, os alunos têm a oportunidade de participar e serem assessorados por profissionais experientes do mercado de trabalho e vivenciar por alguns dias a profissão que deseja seguir. Ao contar sobre sua experiência, Ana destacou os desafios que teve, os principais aprendizados e ainda como a equipe teve todo o cuidado em recebê-la e auxiliá-la.
"Este é um programa que faz parte da disciplina de LCVP na Irlanda. Nesta disciplina, que é exclusiva do Ensino Médio, somos orientados sobre as mais variadas profissões e programas universitários, fazemos trabalhos sobre as indústrias do nosso interesse e ainda participamos de palestras e visitas à empresas. Tudo isso ajuda a decidir qual carreira queremos seguir e também em qual nos identificamos mais, ou sentimos mais vontade de explorar.”
Sobre o concurso, Ana Beatriz disse ter ficado surpresa e ao mesmo tempo muito feliz com a conquista do prêmio, e quer ser inspiração para outros jovens brasileiros: "Morar fora do país, longe da família e amigos é um desafio. Sou estrangeira aqui e competi com estudantes irlandeses. Fiquei muito feliz com o resultado. É ainda mais feliz poder representar o Brasil no exterior. Nós brasileiros temos um potencial muito grande", disse a estudante que é ex-aluna do Colégio Nossa Senhora das Mercês e desde 2021 mora em Dublin com sua família. No ano que vem, Ana Beatriz vai prestar o exame nacional da Irlanda para iniciar a vida acadêmica. Ela quer seguir na carreira de negócios, com ênfase em análise digital e administração.
Deixe o seu comentário