Friburgo em 6º lugar no ranking do ICMS Ecológico 2021; Cachoeiras em 1º

Índice afere áreas protegidas, qualidade da água, tratamento de esgoto e destinação de lixo
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Cachoeira da Adutora (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A Cachoeira da Adutora (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo ficou em 6º lugar no ranking do ICMS Ecológico 2021, informa Wanderson Nogueira na sua coluna "Observatório". Cachoeiras de Macacu, mais uma vez, ficou com o 1º lugar no ranking estadual que afere Áreas Protegidas; Qualidade Ambiental dos Recursos Hídricos; Índice de Tratamento de Esgotos e Índice de Mananciais de Abastecimento e Resíduos Sólidos. Quanto melhor for o índice do município, mais repasses recebe. Nova Friburgo recebeu o índice de 2,16 contra 5,01 de Cachoeiras de Macacu.

Rio Claro (2º), Silva Jardim (3º), Mesquita (4º) e Niterói (5º) foram os municípios que ficaram à frente de Nova Friburgo que na lista inicial aparecia em 13º, mas teve seus índices reavaliados para cima. Lembrando que a aferição de 2021 é relativa ao ano anterior. Em 2020, Nova Friburgo ficou na 10ª posição, subindo, portanto, quatro colocações. O ICMS Ecológico também conhecido como ICMS Verde foi criado em 2005, mas só foi instituído quatro anos depois.

Nova Friburgo se destaca na arrecadação por remediação de vazadouros, critérios em que aparece em 1º lugar. O que eleva a nota friburguense é também o tratamento de esgoto e as áreas de proteção ambiental. Nova Friburgo deve receber aproximadamente R$ 7 milhões de repasses do ICMS Ecológico, maior repasse já obtido pelo município desde que o índice foi criado. 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra