Friburgo confirma 2 primeiros casos de sarampo e tem outros 10 suspeitos

Campanha de intensificação da vacinação contra a doença se estenderá até 13 de março
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Friburgo confirma 2 primeiros casos de sarampo e tem outros 10 suspeitos

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 23, em que confirma os primeiros dois casos de sarampo no município nesta temporada d esurto ativo da doença no Brasil. Ainda de acordo com o informe, há outros dez pacientes com suspeita da doença aguardando resultados de exames laboratoriais e investigações epidemiológicas.

De acordo com a subsecretária de vigilância em saúde, Fabíola Braz, os sintomas do sarampo são semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, por isso, muitas vezes a doença demora a ser confirmada, já que as manchas vermelhas, características da infecção viral, não se manifestam logo no início.

“Ela se manifesta inicialmente como um resfriado, uma gripe. Começa a chamar atenção porque ela aparece com uma febre muita alta, seguida de coriza, conjuntivite, que começa a irritar os olhos e depois aparecem as manchinhas vermelhas pela pele, começando pelo rosto, espalhando pelo tórax, pelas costas e aí vai pelo corpo todo”, esclareceu Fabíola.

O Governo Municipal reforça que iniciou em janeiro deste ano uma intensificação da vacinação contra o sarampo na cidade, que se estenderá até o próximo dia 13 de março.  

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina contra o sarampo (e as demais do calendário vacinal de rotina) na policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h; e na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo, as terças e quintas-feiras, das 8h às 16h. 

É importante destacar que as pessoas devem levar a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas. Para evitar filas, a Secretaria de Saúde solicita a quem não tiver o cartão do SUS, que se dirija à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.

Baixa procura no Dia D

No último Dia D de vacinação contra o sarampo, em 30 de novembro passado, a procura foi baixa nos postos de Nova Friburgo. Conforme A VOZ DA SERRA noticiou naquele dia, até as 12h15, apenas três pessoas haviam procurado o Posto de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, normalmente um dos mais movimentados da cidade, para se imunizar. Nesta segunda etapa da campanha nacional, o público-alvo são jovens de 20 a 29 anos.

Os postos de saúde e unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) espalhados pelas zonas urbana e rural oferecem doses gratuitas da vacina.

“As pessoas não sabem a gravidade dessa doença. Ninguém está preocupado com a saúde. Dependendo da gravidade do caso a pessoa pode até morrer. Eu acho que apenas 30% dos friburguenses tem imunidade boa, o resto está tudo capenga’”, disse um homem que estava pelos arredores do posto do Suspiro.

A doença

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus, e que pode evoluir para complicações e levar à morte.  O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. Das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas, 90% contraem a doença.

A doença pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiram mostrar que o vírus do sarampo pode apagar, em média, 20% da memória imunológica do nosso organismo. Isso significa que pessoas que contraíram o vírus do sarampo têm risco aumentado de terem outras doenças infecciosas, inclusive doenças que o organismo já havia criado defesas. É como se o vírus do sarampo fosse a chave para liberar a entrada para novas doenças.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra a maior parte desses brasileiros (35%).

É necessário que cada pessoa receba ao longo da vida duas doses da vacina. Quem não tem o cartão precisa comparecer aos postos de saúde ou ESFs para atualizá-lo. Segundo o último boletim epidemiológico sobre o sarampo, a faixa etária alvo desta segunda fase da campanha é a que mais acumula número de casos confirmados da doença.

  • Quer receber pelo WhatsApp as notícias mais quentes da cidade? É só clicar aqui!

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina