18 de outubro: Dia do Médico

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade
quarta-feira, 18 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

No dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico, uma data especial dedicada a homenagear aqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde humana. Esse é um dos dias onde lembramos a importância destes profissionais e de sua profissão em si, objetivo de vida de muitos indivíduos.

A escolha do dia não é aleatória, tem uma história interessante por trás. A data coincide com o dia de São Lucas, padroeiro dos médicos e dos artistas. São Lucas era um médico na Grécia Antiga, além de ser um dos autores do Novo Testamento da Bíblia.

O Dia do Médico, portanto, é uma forma de homenagear o trabalho e a dedicação de todos os médicos que, assim como São Lucas, se dedicam a aliviar o sofrimento humano, utilizando ciência e compaixão.

A importância dos médicos 

Os médicos desempenham um papel fundamental em nossa sociedade. Além de prevenir, diagnosticar e tratar doenças, muitos médicos também contribuem para a ciência médica por meio de pesquisas e estudos, buscando constantemente novas formas de tratar e curar enfermidades.

Eles são, em muitos sentidos, nossos heróis cotidianos. Seja trabalhando longas horas em hospitais, clínicas ou consultórios, seja conduzindo pesquisas inovadoras, os médicos dedicam suas vidas à nobre missão de salvar vidas e aliviar o sofrimento humano.

Além dos desafios diários, os médicos também enfrentam riscos significativos. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, muitos médicos estiveram na linha de frente, arriscando suas próprias vidas para tratar os pacientes infectados. Sua coragem e dedicação durante esses tempos difíceis merecem nosso mais profundo respeito e gratidão.

Mais que uma data

Os médicos não são apenas curadores, mas também conselheiros, inovadores, pesquisadores e, acima de tudo, pessoas dedicadas ao serviço dos outros. O Dia do Médico é mais do que apenas uma data no calendário, é uma oportunidade para celebrar e agradecer aos médicos por seu trabalho incansável e dedicação à saúde humana. Não apenas no dia 18 de outubro, mas todos os dias, devemos valorizar e agradecer aos médicos pelo trabalho essencial que desempenham.

LEIA MAIS

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Em cada dia da semana, uma Estratégia de Saúde da Família será atendida

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: médico | saúde | medicina