Turistas denunciam agência de viagens por golpe em excursão

Às vésperas do embarque para os Lençóis Maranhenses, friburguenses se surpreendem com cancelamento do passeio
sexta-feira, 08 de agosto de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Um grupo de 18 pessoas de Nova Friburgo e de cidades vizinhas denunciaram, nesta semana, terem sido vítimas de um golpe após contratar um pacote turístico para os Lençóis Maranhenses com a agência GB Turismo. O pacote custava, em média, R$ 6 mil por pessoa, podendo chegar a R$ 11 mil em casos de mães que viajariam com filhos ou casais.

Segundo os clientes, a viagem, prevista para ocorrer entre 19 e 24 de julho, foi cancelada apenas três dias antes do embarque. O aviso foi feito pelo proprietário da empresa, Gabriel Macario, por meio de um grupo de WhatsApp criado para os passageiros.

Entenda o caso

De acordo com a cliente Kátia Silva, moradora do Rio, não havia sequer reservas feitas nos hotéis mencionados pela agência. “Ele arrecadou quase R$ 100 mil, não comprou passagem aérea, não fez reserva em hotel, não contratou os passeios. Tem gente que ia viajar por recomendação médica para sair da depressão, para comemorar aniversário de casamento ou presentear um filho pelos 15 anos. E ele embolsou o dinheiro todinho”, afirmou. Kátia contou ainda que ligou para as pousadas citadas pelo dono da agência e foi informada de que nenhuma reserva havia sido registrada.

Empresa diz enfrentar crise financeira

A GB Turismo atua há sete anos em Nova Friburgo, já realizou centenas de viagens e afirma ter atendido milhares de passageiros nesse período. Após muitas repercussões, o empresário reconheceu o cancelamento e divulgou nota oficial em seu instagram.

Na mensagem, Gabriel alegou que a empresa enfrenta dificuldades financeiras desde 2024, quando teria sido vítima de um golpe na compra de passagens aéreas, fato que, segundo ele, foi denunciado às autoridades. “Esse golpe gerou um efeito dominó em nossas operações e compromissos firmados. Seguimos com o compromisso de honrar todos os acordos feitos com nossos passageiros. Estamos buscando soluções reais, reestruturando a empresa e propondo acordos viáveis e individualizados para cada cliente”, declarou.

Caso registrado na polícia

De acordo com o portal de notícias G1, o caso foi registrado na 151ª DP. A Polícia Civil informou que o empresário se comprometeu a devolver os valores pagos. Segundo Gabriel, cerca de 30 pessoas já teriam recebido o reembolso ou propostas de remarcação da viagem. 

A devolução integral, disse ele, depende da reorganização financeira da empresa e da captação de crédito externo para cumprir com os compromissos. Enquanto isso, as vítimas aguardam uma solução e dizem que a viagem dos sonhos se transformou em frustração e prejuízo.

 

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