Nesta quinta-feira, 14, e sexta, 15, será realizado em Nova Friburgo o curso "Masculinidades, Paternidades e Pré-Natal do Parceiro", promovido pela Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde, em cooperação técnica com o Instituto Promundo. A capacitação será realizada na Câmara de Vereadores, a partir das 9h, e reunirá profissionais da área da saúde de 16 municípios da Região Serrana.
A formação é direcionada a médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), abordando temas essenciais para a promoção de um cuidado integral e humanizado.
Durante os dois dias de atividades, serão trabalhados os seguintes eixos temáticos: acesso e acolhimento: estratégias para ampliar o vínculo dos homens com os serviços de saúde; saúde sexual e reprodutiva: prevenção, autocuidado e direitos sexuais e reprodutivos; paternidade e cuidado: estímulo à participação ativa dos pais desde a gestação; doenças prevalentes na população masculina: prevenção, diagnóstico e acompanhamento e prevenção de violências e acidentes: promoção da saúde e segurança.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre as coordenações nacional, estadual e municipal de saúde do homem, tendo Nova Friburgo como sede para o encontro regional, que contará com representantes de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim.
Mais do que um momento de capacitação, o curso pretende estimular mudanças culturais e institucionais que favoreçam a presença do homem nas ações de saúde, especialmente no pré-natal e no cuidado com a família, contribuindo para práticas mais equitativas, responsáveis e humanas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A inscrição pode ser feita através do link: https://forms.gle/bf8fy95sbPZRXayT7. Mais Informações pelo e-mail saudedohomem.nf@gmail.com ou pelo telefone (22) 99990-2950.
Deixe o seu comentário