Brasil começa a receber medicamento para tratar a fase inicial da covid-19

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Jennifer Lorenzini/Agência Reuters)
(Foto: Jennifer Lorenzini/Agência Reuters)

O Ministério da Saúde recebeu na última quinta-feira, 29 de setembro, um lote do medicamento Paxlovid, antiviral de uso oral indicado para tratamento inicial da Covid-19. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, transmitido em cadeia de emissoras de rádio, o ministro Marcelo Queiroga disse que o medicamento será distribuído nos próximos dias para as unidades básicas de saúde de todo o país e ficará disponível para pacientes acima de 65 anos de idade com alto risco de desenvolver formas graves da doença causada pelo coronavírus.

O remédio, composto pelas substâncias Nirmatrelvir e Ritonavir, é indicado para o uso nesses pacientes, assim que possível, a partir do resultado positivo para Covid-19 e no prazo de cinco dias após início dos sintomas, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento foi aprovado pela própria Anvisa, para uso emergencial, em março deste ano. “Agora, com a chegada desse remédio, teremos mais uma opção para os médicos que, com autonomia, poderão prescrever naqueles casos que estão indicados dentro do manual do uso”, observou Queiroga.

Poliomielite

Ainda durante a entrevista para o programa A Voz do Brasil, Queiroga também falou sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) que terminou nesta sexta-feira, 30. Ele disse que apenas 6,2 milhões de crianças, de um total de 15 milhões de menores de 5 anos de idade, foram vacinadas contra a pólio até a última quinta-feira. A meta do Ministério da Saúde era imunizar pelo menos 14,3 milhões de crianças, ou seja, 95% do público-alvo.

“A campanha neste ano atingiu um patamar aquém da meta. Essa doença foi erradicada no Brasil em 1994. E nós não queremos mais poliomielite”, enfatizou Queiroga lembrando que, mesmo após o fim da campanha, as vacinas continuarão disponíveis nos postos de saúde de todo o país, a partir desta segunda-feira, 3. “É inaceitável que crianças sofram por doenças que são evitáveis por vacinas”, disse o ministro.

Multivacinação

Junto com a campanha de imunização contra a pólio, o Governo Federal também intensifica a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no país. “O sarampo foi reintroduzido no Brasil em 2019. Temos trabalhado fortemente para erradicar essa doença. A febre amarela também é motivo de preocupação”, disse o ministro durante a entrevista ao tradicional programa de rádio. Queiroga afirmou ainda que 50 mil doses de vacina contra varíola dos macacos estão chegando ao Brasil, para serem aplicadas em um grupo específico de pessoas. (Agência Brasil)

 

LEIA MAIS

Prefeitura informou que neste ano, pelo menos, 3.006 animais já receberam a vacina contra a raiva em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, apenas 47% das crianças foram imunizadas

Anvisa aprovou em junho uso do imunizante na faixa de 3 a 5 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: vacina