O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou, na terça-feira, 5, o cancelamento da autorização para que oito instituições financeiras realizem novas operações de crédito consignado utilizando a folha de pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas.
Entidades que tiveram o convênio cancelado:
-
CDC Sociedade de Crédito Direto S.A.
-
HBI Sociedade de Crédito Direto S.A.
-
Banco Seguro S.A.
-
Via Certa Financiadora S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento
-
Casa do Crédito S.A. – Sociedade de Crédito ao Microempreendedor
-
Valor Sociedade de Crédito Direto S.A. (Valor Financiamentos)
-
Banco do Nordeste do Brasil S/A – BNB
-
Banco Industrial do Brasil S/A
Esta é a primeira vez que o INSS cancela Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) dessa natureza, e ocorre após uma operação da Polícia Federal revelar, em abril deste ano, um esquema bilionário de fraudes em descontos de benefícios do INSS. As entidades investigadas cobravam mensalidades de aposentados e pensionistas, sem autorização. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões, segundo as estimativas.
A decisão foi tomada com base em processo administrativo devidamente fundamentado, que comprovou o descumprimento, por parte dessas instituições, dos requisitos necessários para oferecer o serviço de forma adequada e digna aos segurados do INSS.
O INSS reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados e com a proteção dos direitos dos beneficiários, que devem ser sempre tratados com respeito e dignidade. Importante destacar que os contratos de crédito já firmados permanecem válidos. No entanto, as instituições mencionadas ficam proibidas de realizar novas operações ou refinanciamentos com desconto em folha de pagamento do INSS.
(Fonte: Gov.Br)
Deixe o seu comentário