Festival Conect'Arte termina com sucesso

Evento on-line com 81 shows de artistas locais teve mais de 100 mil visualizações
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Reprodução Internet)
(Foto: Reprodução Internet)

O Festival Conect'Arte, que propiciou a população cultura e entretenimento on-line durante o isolamento social terminou no última semana após oito semanas consecutivas de transmissão de 81 shows de artistas friburguenses. Ao todo, o festival teve 110.810 visualizações pelas redes sociais. A iniciativa foi uma das pioneiras no Estado do Rio, no sentido de oferecer apoio ao segmento da cultura.

O evento, criado pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Conselho Municipal de Política Pública Cultural, teve por objetivo proporcionar auxílio financeiro a artistas locais, impossibilitados de trabalhar devido à  pandemia. Cada um dos artistas que se apresentou virtualmente, recebeu, segundo a prefeitura, R$ 1 mi, recurso viabilizado pelo Fundo Municipal de Cultura.

De acordo com o secretário de Cultura, Mário José Bastos Jorge, inicialmente estavam previstos que 90 projetos seriam contemplados. No total foram inscritos 212, "mas numa primeira seleção, apenas 71 projetos conseguiram cumprir com todos os pré-requisitos", explicou o Secretário. Mário Jorge acrescenta que, numa segunda etapa, foram pré-selecionados mais 19 projetos, dos quais dez deles cumpriram todas as etapas do edital, podendo assim ser contemplados. O secretário de Cultura lembra ainda que foram feitas três prorrogações de prazos, visando exatamente dar oportunidade de participação ao maior número possível de artistas locais.

 Lei Aldir Blanc

Enquanto isso, também em atuação conjunta com o Conselho, a Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura, vem acompanhando os desdobramentos da lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc de emergência Cultural, para auxílio ao setor.

Aguardando-se as regulamentações da nova legislação, que visa destinar recursos financeiros a artistas, gestores, coletivos, empresas e entidades que atuem no segmento cultural, a Secretaria e o Conselho estão preparando o Cadastro Cultural de Nova Friburgo, que possibilitará os futuros pagamentos aos respectivos beneficiários.

 

LEIA MAIS

Um dos mais belos samba da música popular brasileira

Na quarta haverá o Concerto da Independência no Country Clube

Os dois chegaram cedo ao Rock in Rio e conseguiram ficar bem perto do palco

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra