Estado lança programa de apoio financeiro às maternidades

Medida prevê o repasse de mais de R$ 150 milhões anuais para as unidades cadastradas
sexta-feira, 16 de julho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
A Maternidade Dr. Mario Dutra, em Friburgo (Arquivo AVS)
A Maternidade Dr. Mario Dutra, em Friburgo (Arquivo AVS)

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, lançou nesta semana, junto à primeira-dama Aneline Castro, o programa “Laços – Maternidade Segura”. A iniciativa prevê o repasse de mais de R$ 150 milhões anuais para custeio e investimento nas unidades públicas cadastradas. Dos 70 municípios fluminenses que têm maternidades municipais, como Nova Friburgo, 53 já aderiram ao programa. Os valores referentes ao projeto serão retroativos ao mês de janeiro e o apoio financeiro garantirá a qualidade do atendimento durante o parto. 

O investimento vai permitir a abertura de novos leitos e também a qualificação do serviço já existente, tanto para parto de risco habitual quanto para alto risco. Além disso, serão oferecidos às gestantes kits com mochila, roupas, mantas e toalhas para o bebê, além de camisa para amamentação e um sling (tecido utilizado para carregar bebês junto ao corpo de um adulto), além de óleos para massagem e hidratação.

“O cuidado com a mulher deve ser algo pensado em primeiro plano. Nesse processo de retomada das atividades no estado do Rio, em que falamos tanto de desenvolvimento econômico, não podíamos deixar de ter uma política eficaz para a mulher e seu bebê. Estamos focados nas questões hospitalares, de saúde de um modo geral, e vejo esse programa com muita alegria, pois tenho certeza que a mulher vai se sentir mais cuidada e acolhida”, destacou o governador Cláudio Castro.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, ressaltou a importância de ações que tratem das gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). “Queremos garantir a qualidade do atendimento no principal momento da mulher, que é o nascimento do seu filho. Esse apoio financeiro é importante não só para abertura de novos leitos, mas também a qualificação do serviço já existente, o que fará toda a diferença”, afirmou.

Entre os indicativos de qualidade exigidos pelo programa, estão estão aumento do percentual de partos normais, garantia de que o recém-nascido exposto ao HIV faça exame de carga viral, aplicação da vacina BCG na maternidade, garantia à gestante de um ou uma acompanhante de livre escolha durante toda a internação e o registro civil do bebê realizado antes da alta hospitalar.

Para aderir ao programa, os municípios deverão assinar um termo de adesão e ainda se comprometerem a enviar quinzenalmente uma planilha de monitoramento de crianças nascidas expostas ao HIV ou à sífilis e inserirem os leitos de alto risco no sistema de regulação estadual.

 

LEIA MAIS

Órgão aguarda esclarecimentos da PGM sobre notícia de fato instaurada para investigar irregularidades em contrato entre prefeitura e empresa

Trânsito da Avenida Julius Arp ficou 2 meses desviado para a Alameda Barão de Nova Friburgo

Município diz que passou o dia abordando pessoas em situação de rua. Muitos foram vistos dormindo em lugares como o coreto do Paissandu

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Governo | obra