Estado do Rio tem a primeira morte por sarampo

Bebê de 8 meses contraiu doença antes de tomar vacina, na Baixada. Dia D é neste sábado
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Estado do Rio tem a primeira morte por sarampo

O Estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte no estado por sarampo. A informação foi confirmada pela Secretaria  estadual de Saúde nesta quinta-feira, 13, segundo o portal de notícias G1. A vítima é um bebê de 8 meses, Davi Gabriel, que morreu em 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Davi contraiu sarampo antes da idade mínima para a primeira dose da vacina.

A doença já havia sido erradicada no Brasil e por mais de uma década não se teve registro de sarampo no Rio de Janeiro.

O bebê deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro com quadro de pneumonia. Foram coletadas amostras para os exames, que confirmaram a doença em duas diferentes análises.Em Nova Friburgo, 

Em Nova Friburgo, o mais recente balanço divulgado pela Secretaria municipal de Saúde, divulgado na última quarta-feira, 12, já são cinco os casos confirmados de sarampo e 44 os  que estão investigação. Desde o início do surto, das 50 notificações de casos suspeitos na cidade, apenas uma foi descartada até agora. Os casos confirmados são moradores dos bairros Olaria, Cascatinha e São Geraldo, além do Centro e distrito de Conselheiro Paulino. São quatro homens e uma mulher. Entre os casos suspeitos, são 25 homens e 19 mulheres, seis do bairro Cônego e sete de Olaria. Entre eles, há quatro bebês e a grande maioria (32) tem entre 29 e 39 anos.

Neste sábado, 15, das 9h às 16h, acontece mais um Dia D de mobilização de vacinação contra o sarampo. A nova campanha nacional foi lançada semana passada pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa, a convocação será para mais de três milhões de pessoas  na faixa etária de 5 a 19 anos. Além do Dia D, a vacinação continuará nos postos de saúde até 13 de março. 

“É importante que as pessoas entendam as consequências de não se vacinar contra o  sarampo, que é um vírus de alta transmissibilidade, podendo uma pessoa infectada contaminar mais 18 pessoas. Por isso, os responsáveis devem ficar atentos e levar as crianças para tomarem a dose da vacina, que é gratuita. Também, nesse momento, os gestores estaduais e municipais de saúde devem unir forças para deixar o Brasil novamente livre da circulação do Sarampo”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A vacinação será oferecida neste sábado em Friburgo nas seguintes unidades de saúde: Policlínica Sylvio Henrique Braune (Suspiro); postos de saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino) e Tunney Kassuga (Olaria) e unidade básica de saúde José Copertino Nogueira (São Geraldo).

É importante que todos compareçam com o cartão de vacina em mãos para conferência. É necessário que cada pessoa receba ao longo da vida duas doses da vacina. Quem não tem o cartão precisa comparecer aos postos de saúde ou ESFs para atualizá-lo.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A doença pode ser evitada com a vacina tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. Ela é aplicada aos 12 meses, com reforço aos 15 meses com a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Até os 29 anos, a recomendação é tomar duas doses do imunizante. Entre 30 e 59 anos, a pessoa deve ser vacinada uma vez. Para quem não sabe se já tomou o número adequado de doses, a orientação é se imunizar.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Droga Paxlovid será distribuída em unidades de saúde para pacientes com mais de 65 anos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: saúde | vacina