Durante visita a Nova Friburgo no último fim de semana para participar de eventos relacionados aos dez anos da tragédia das chuvas de 2011, o governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reuniu-se com a Frente Empresarial e de Classe de Nova Friburgo (FEC-NF). Na ocasião, foram anunciados vários investimentos para Nova Friburgo e região. Participaram do encontro realizado no Nova Friburgo Country Clube, o prefeito Johnny Maycon, secretários estaduais e municipais e autoridades da área de segurança pública.
Durante o encontro, Jhonny Maycon destacou a importância de alianças, diálogo e do apoio dos governos estadual e federal em ações voltadas ao desenvolvimento do município e região, pontuou a necessidade do retorno das aulas presenciais nas escolas, citou a urgência de retomada das obras do Hospital do Câncer e pontuou a intenção de retomar as atividades da Usina de Asfalto: “Nós estamos à disposição para servir, para estender as mãos, para dialogar e cooperar uns com os outros. Que juntos possamos fazer com o que o Estado do Rio de Janeiro não seja mais uma mancha no Brasil, diante de tantas situações caóticas e de calamidades e principalmente, por conta do império da corrupção. Que sejamos lembrados no futuro como protagonistas, como aqueles que administraram o dinheiro com honestidade e o aplicaram com responsabilidade”, garantiu o governador.
Os representantes da FEC-NF entregaram ao governador um documento contendo os principais pleitos de diversos segmentos empresariais, principalmente nas áreas de tributos e incentivos fiscais, desburocratização para obtenção de documentos legais, logística, turismo, saúde e educação. Cláudio Castro demonstrou sensibilidade aos pleitos apresentados, anunciando algumas medidas a serem colocadas em prática pelo governo estadual, como a manutenção da Inspetoria da Fazenda em Friburgo, retorno das obras do Hospital do Câncer (ainda no primeiro semestre de 2021) e financiamento de novos leitos destinados à Covid-19 na cidade.
O governador do Rio também se posicionou publicamente contra o fechamento da economia, e pontuou que a educação deve ser considerada como atividade essencial, sendo favorável ao retorno das aulas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, solicitou ao governador uma série de obras para Nova Friburgo, como desassoreamento dos rios, para evitar futuras enchentes, e drenagem da área no entorno da Praça Getúlio Vargas, especialmente na Rua Farinha Filho, onde os alagamentos, a qualquer chuva mais forte, são constantes. Pediu também ajuda para a prefeitura dotar o loteamento Terra Nova, construído pelo Governo do Estado depois da tragédia climática de 2011, de estrutura em saúde, educação e serviços sociais.
Entre as ações no combate à pandemia, Braulio Rezende sugeriu que, na falta do Hospital de Campanha, que no município foi desmontado antes de ser inaugurado, o Estado reverta valores correspondentes em investimentos e melhorias para o Hospital Raul Sertã. O presidente da CDL e do Sincomércio conseguiu sensibilizar Cláudio Castro contra o encerramento das atividades da centenária Inspetoria de Fazenda em Nova Friburgo. "Na mesma hora, o governador chamou o secretário de Fazenda e informou que estava abortado o plano de fechar a Inspetoria. Foi uma importante vitória para as empresas de Nova Friburgo", destacou Braulio Rezende.
O encontro tem um saldo extremamente positivo, deixando o caminho aberto para o diálogo entre setor privado, poder público municipal e estadual. Os representantes da FEC tiveram, na oportunidade, o estreitamento de laços, tanto com o prefeito quanto com sua equipe de secretários presentes, que se mostraram muito solícitos e sensíveis a estarem juntos em ações em prol da classe empresarial e todo o município.
Integram a FEC a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), a representação regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Friburgo (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), Sindicato das Indústrias de Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), 9ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Nova Friburgo, Conselho Comunitário de Segurança de Nova Friburgo (Conseg), Rotary Clubs de Nova Friburgo, Associação do Comércio e da Indústria de São Pedro da Serra (Acisps),
Deixe o seu comentário