Quem não conseguiu concluir os estudos no tempo certo tem agora a chance de se matricular na Rede Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos) que oferece vagas na rede estadual de ensino para os ensinos fundamental e médio. A temporada de matrículas teve início nesta semana. O processo ocorre em duas etapas: na primeira, o candidato realiza a pré-matrícula e, na etapa seguinte, o aluno confirma a efetivação da matrícula na escola que preferir.
Assim que a matrícula for efetivada, o aluno já pode começar os estudos com a indicação das disciplinas e o material necessário. Os documentos obrigatórios são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado, histórico escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e certificado militar (somente para homens).
Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro conta com 59 escolas da Rede CEJA, que integram a rede estadual de ensino administradas pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. “A Educação de Jovens e Adultos promove igualdade de oportunidades e é motivo de muito orgulho desenvolver esse trabalho através da Rede Ceja. Ao concluírem a formação, adquirindo conhecimentos e habilidades, as pessoas têm mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.
Para se tornar aluno do Ceja no ensino fundamental é necessário ter pelo menos 15 anos e mais de 18 anos para o ensino médio. Diferente das escolas tradicionais, onde existem aulas regulares, o aluno estuda de acordo com sua disponibilidade através de uma plataforma online, voltada para o ensino semipresencial. Ele conta ainda com o apoio de professores das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.
Como se matricular
1. Veja qual é a escola mais perto;
2. Faça a pré-matrícula;
3. Após a pré-matrícula, leve os documentos necessários para confirmar sua matricula na escola e ser orientado pelos professores;
4. Em caso de dúvidas, entre em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.
Deixe o seu comentário