Detran faz mutirão para emissão de identidade neste sábado

Ação especial será exclusiva para estudantes inscritos no Enem, vestibulares e concursos. Atendimento será por ordem de chegada
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação/Detran.RJ)
(Foto: Divulgação/Detran.RJ)

Neste sábado, 30, o Detran-RJ vai realizar um mutirão especial para emitir carteiras de identidade para os estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, cursos e concursos públicos, e que precisam emitir a primeira ou segunda via do documento ou atualizá-lo pela versão definitiva após completar 18 anos de idade. O mutirão será realizado das 8h às 14h em todos os mais de 120 postos de identificação civil do Detran, inclusive em Nova Friburgo, na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que funciona na Avenida dos Ferroviários, em frente à rodoviária norte, no bairro Duas Pedras.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e não haverá necessidade de agendamento. Para ser atendido, o estudante precisará apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento. 

A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Para a segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 48,88. Neste caso, o estudante deve pagar o Duda (Documento Único de Arrecadação do Detran) de código 500-2, emitido no site do banco Bradesco. Para obter isenção, os que recebem até um salário-mínimo, os desempregados e os reconhecidamente pobres podem apresentar declaração de hipossuficiência, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XIII ou decisão de autoridade judicial.

A carteira de identidade emitida para crianças e adolescentes precisa ser substituída quando o usuário completa 18 anos. Se for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, a segunda via é isenta de taxa. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: