Nos últimos dias a Prefeitura de Nova Friburgo retirou os tapumes que encobriram as obras de reforma do antigo Centro de Turismo na Praça Dermeval Barbosa Moreira evidenciando o fim das intervenções no imóvel. O fato reacendeu a expectativa de muitos friburguenses de que o espaço possa voltar a abrigar o centro de informações turísticas que, por décadas, figurou como um dos cartões postais da cidade.
No ano passado, depois de vários meses fechado sem qualquer explicação, uma polêmica surgiu na cidade quando a prefeitura anunciou que o espaço não voltaria mais a abrigar o Centro de Turismo dando lugar a uma base operacional do programa Segurança Presente, subordinado à Secretaria estadual de Governo. A proposta seria resultado de uma parceria entre o município e o Estado. Agora, com o fim das obras, ressurgem as dúvidas sobre qual será o destino do espaço, já que o centro de informações turísticas funciona junto à Praça das Colônias, no Suspiro.
A VOZ DA SERRA voltou a questionar a prefeitura sobre o que será feito do antigo Centro de Turismo da Praça Dermeval. Em nota, o município informou que “tem dialogado permanentemente com diversas entidades, ouvindo-as, para que possa ser definida a melhor destinação para o espaço, aquela que seja a contento da sociedade e seus anseios.”
(Foto: Henrique Pinheiro)
Entidades contrárias à nova destinação
No ano passado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) se manifestaram contrariamente a utilização do espaço na Praça Dermeval para uma base de segurança pública. O presidente de ambas as entidades, Braulio Rezende, no entanto, esclareceu, em setembro de 2024, que não é contra a segurança pública e o maior patrulhamento das vias urbanas, mas questiona a possibilidade de utilização do imóvel que tem características próprias e é um marco na história da cidade, para este fim.
Considerado um ponto de referência para visitantes e a população em geral, o Centro de Turismo deixou de funcionar na Praça Dermeval Barbosa Moreira desde 2023. Ele permaneceu fechado por alguns meses e no fim daquele ano serviu como base de apoio e parte integrante da decoração de Natal da cidade.
Uma proposta, várias considerações
A possibilidade de transformar o antigo Centro de Turismo de Nova Friburgo, em uma base do programa Segurança Presente, levantou questionamentos sobre o planejamento urbano. A proposta do espaço servir ao programa de patrulhamento, a princípio, parece ser uma solução prática para um problema crescente: a necessidade de maior policiamento das vias públicas e o combate a atos ilícitos, como o comércio de drogas, mais evidente na vizinha Praça Getúlio Vargas.
Na opinião de alguns urbanistas e arquitetos, ouvidos por A VOZ DA SERRA no ano passado, a transformação do antigo Centro de Turismo em uma estrutura policial, “seria uma escolha que evidencia a falta de consideração pelos conceitos fundamentais de urbanismo.”
Esses profissionais defendem que o antigo Centro de Turismo não é apenas uma estrutura física: é um ponto de referência cultural e um símbolo do acolhimento de Nova Friburgo. “Transformá-lo em uma base policial pode parecer uma solução prática para questões de segurança, mas desconsidera o impacto negativo na atração turística e no caráter histórico da região. É uma medida que não apenas ignora o valor cultural do local, mas também compromete a experiência dos visitantes e a função histórica do espaço”, opinaram, na época.
Deixe o seu comentário