Geada na zona rural de Friburgo causa prejuízos à agricultura familiar

Produtores divulgaram imagens de plantações congeladas nas redes sociais
quinta-feira, 31 de julho de 2025
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação Rede Social)
(Foto: Divulgação Rede Social)

Na madrugada desta quinta-feira, 31, uma forte geada em Nova Friburgo causou prejuízos em plantações na zona rural do município. A temperatura mínima chegou a 3ºC, com sensação térmica de 0.9 graus no bairro Stucky, segundo o Inmet. Produtores rurais divulgaram imagens de plantações congeladas, nas redes sociais, principalmente em Salinas, Campo do Coelho e distritos vizinhos. 

Em diversas localidades como o Caledônia — com placas de gelo —, Três Picos e Campo do Coelho, produtores registraram terrenos e carros cobertos de gelo. Um produtor rural da região dos Três Picos filmou uma plantação de chicória congelada, relatando que esta já é a segunda geada que a cultura enfrenta. Em Campo do Coelho, um produtor filmou uma plantação de alface totalmente destruída. E, com bom humor, um morador criou um boneco de gelo, enfeitado com morangos — batizado com o nome “morango do gelo”.

A previsão é de que o frio intenso permaneça na região Serrana, ainda com alertas de possíveis geadas na madrugada desta sexta-feira. Em Nova Friburgo, um termômetro de rua chegou a marcar -1°C no início da manhã, no Paissandu. Embora as medições de rua não sejam consideradas oficiais, elas indicam temperaturas mais baixas em outras localidades, especialmente nas áreas mais altas da cidade. 

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 80 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: