Covid: friburguenses de 18 a 59 anos, sem comorbidades, já podem se cadastrar

Município recebeu nesta segunda mais 2.410 doses da AstraZeneca. Vacinação da população em geral ainda não tem data para começar
quarta-feira, 09 de junho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Covid: friburguenses de 18 a 59 anos, sem comorbidades, já podem se cadastrar

A Prefeitura de Nova Friburgo abriu nesta terça-feira, 8, o cadastramento (ACESSE AQUI) para a vacinação da população em geral, de 18 a 59 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. O cadastramento poderá ser feito até a próxima segunda-feira, 14. Já a data do início da vacinação por faixa etária, no entanto, ainda não foi definida. Isso dependerá do recebimento de mais doses do Ministério da Saúde, via governo estadual.

O cadastramento (ACESSE O FORMULÁRIO TAMBÉM AQUI) é feito para que o governo municipal possa se programar e organizar a campanha de imunização, que inclui primeira e segunda doses.

Para se cadastrar é preciso informar o número do SUS ou do CNS, este disponível no verso do cartão do plano de saúde, no canto inferior direito. Quem por acaso não tiver o cartão do SUS deve procurar qualquer posto de saúde e providenciar.

Nova remessa

Nesta segunda-feira, 7, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou a entrega de mais 247.790 doses de vacinas contra a Covid-19 para os 92 municípios do estado. O lote desta semana conta com 192.800 doses de Oxford/AstraZeneca e 54.990 doses de Pfizer para primeira aplicação.

Segundo a Prefeitura de Nova Friburgo, a cidade recebeu mais uma remessa de vacinas contra Covid-19 2.410 doses do imunizante Oxford/AstraZeneca. 

O calendário desta semana, por enquanto

Esta semana, por enquanto, a imunização está sendo destinada a pacientes de 18 a 34 anos com doenças crônicas e a pacientes com deficiência permanente acima de 18 anos. Também estão sendo imunizados os profissionais de saúde acima de 18 anos (apenas os que se cadastraram previamente no site da prefeitura), profissionais de educação física acima de 18 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) com comorbidades. As gestantes e puérperas deverão apresentar original e cópia de documento comprovando a existência das doenças crônicas, juntamente com receita médica com indicação para vacinação.

A imunização acontece nos ginásios poliesportivos Alberto da Rosa Pinheiro, no distrito de Conselheiro Paulino, e João Anuntes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira; quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na Fábrica Filó, no bairro Vila Amélia, além das unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) espalhadas pela cidade. 

Quem já deveria ter tomado a segunda dose e ainda não se vacinou, basta procurar as unidades básicas de saúde portando documentos de identificação e é fundamental levar a caderneta de vacinação. Confira a seguir o calendário de vacinação da Covid-19:

  • Terça-feira, 8: doentes crônicos de 18 a 34 anos e pacientes com deficiência permanente acima de 18 anos, nos locais indicados e ESFs;
  • Terça, 8, e quinta-feira, 10: pacientes atendidos pelos Centro de Atenção Psicossocial -  Caps (vacinação nas próprias unidades do Caps);
  • Quinta-feira, 10: gestantes e puérperas, com comorbidades e laudo médico (somente no posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 13h, no térreo, sala 24);
  • Sexta-feira, 11: profissionais de saúde cadastrados e profissionais de educação física (ambos acima de 18 anos), na Uerj. 

Combate à gripe 

A Secretaria Municipal de Saúde informa também que a vacinação contra a gripe Influenza em Nova Friburgo continua nesta quarta e quinta, 9 e 10. Desta vez a imunização será destinada a idosos a partir de 70 anos. A apresentação da caderneta de vacinação é obrigatória, especialmente para as pessoas que já tomaram uma ou as duas doses da vacina contra a Covid-19. É necessário um intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas de Covid e de Influenza.

A vacinação dos idosos com mais de 70 anos acontecerá das 9h às 15h, nas seguintes unidades: ginásios Alberto da Rosa Pinheiro (Conselheiro Paulino) e João Antunes Nogueira (Bieca), no Cordoeira; quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria e na Uerj.

  • Quarta-feira, 9 - Das 9h às 12h, a vacinação acontecerá ainda nas Estratégias de Saúde da Família (esfS) de Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova, Olaria (I, II, III) e São Geraldo (5ª Igreja Batista). 
  • Quinta-feira, 10 - Também das 9h às 12h, as doses serão oferecidas nas ESFs de Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury, Rio Bonito e São Geraldo (5ª Igreja Batista).
  • Nos próximos dias 16 e 17 -  A imunização para idosos terá continuidade, nos mesmos locais. É importante ressaltar que gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias continuam sendo imunizados contra Influenza de segunda a sexta-feira, nas salas de vacina do Centro, Olaria e Conselheiro Paulino, das 8h às 16h.

 

LEIA MAIS

Segundo novo boletim da prefeitura, taxa média de ocupação nos leitos de UTI para infectados está em 70%

Venda de alimentos para consumo nas salas de exibição representa de 35% a 40% do faturamento das salas de exibição

Primeira dose contra Covid será oferecida de segunda a quarta que vem em locais e horários diferenciados, confira

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 76 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra