CDL e Sincomércio recebem Wanderson Nogueira e Silvia Faltz

Candidatos do PDT e do PT responderam a questionamentos dos empresários do comércio
sexta-feira, 30 de outubro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
CDL e Sincomércio recebem Wanderson Nogueira e Silvia Faltz

Wanderson Nogueira (PDT) e Silvia Faltz (PT) foram os convidados desta sexta-feira, 30, da quinta rodada de reuniões remotas com candidatos a prefeito promovidas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio). As videoconferências seguem igual modelo para os 16 candidatos, que participam em separado: 30 minutos para apresentação dos programas de governo e 30 minutos para interação com os empresários.

O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, colocou as entidades à disposição dos candidatos, reiterando que o comércio visa sempre ao diálogo com o governo municipal para colaborar com o progresso de Nova Friburgo. “Nestas ocasiões, temos a chance de expor nossos pleitos e nossas expectativas para o mandato que se inicia em 1º de janeiro”, ressaltou.

No encontro da manhã, Wanderson Nogueira acentuou que pretende que a cidade seja, sob sua administração, inovadora, criativa, acolhedora, humanista, sustentável e que aconteça agora, porque, observou, a população não aguenta mais esperar. Na opinião do candidato, o principal problema de Nova Friburgo é a falta de gestão, e combate à corrupção e corte de gastos, isolados, não serão suficientes para aumentar os investimentos no município. Para enfrentar o difícil recomeço pós-pandemia, ele vislumbra ações como descentralização de decisões, desburocratização de processos, associação de tecnologia com talentos profissionais na busca por eficiência, cobrança de metas da equipe, justiça salarial e mobilização dos cidadãos, que terão acesso garantido a todos os dados do governo.

Wanderson Nogueira defende que a prefeitura desempenhe papel de parceria dos diversos segmentos econômicos e destine incentivos fiscais para apoiar o empresariado na geração de empregos. Pensa em aplicar recursos na formação de mão de obra; distinguir os produtos locais com selo próprio; desenvolver agenda de economia popular para identificar e legalizar artesãos; fornecer crédito e consultoria para quem deseja empreender. Objetivando elevação da qualidade de vida, promete implantar projeto de micro e macrodrenagem das vias, finalizar o Plano Diretor, rever a Lei de Uso do Solo, monitorar entrada e saída da cidade, revisar os custos de IPTU, foro e dos contratos das concessionárias, acabar com o aterro sanitário, constituir Comitê de Gestão Integrada de Segurança Pública e Companhia de Engenharia de Trânsito, esta última para estudo da mobilidade urbana. Nas áreas de cultura e esportes, disse que vai valorizar riquezas da cidade, entre elas as bandas centenárias Euterpe e Campesina e o Friburguense Atlético Clube.

“Eu me sinto muito preparado para ser prefeito.  Numa analogia com o futebol, que é uma metáfora brilhante da vida, quero fazer no mínimo três gols na minha gestão para pedir música no Fantástico”, brincou. “Com ousadia, perspectiva ética e planejamento para o futuro, sem esquecer seu bonito passado, estou certo de que Nova Friburgo se tornará uma das melhores cidades, se não a melhor, do país”, completou.     

Na reunião da tarde, Silvia Faltz falou em tirar da gaveta o Plano Diretor aprovado em 2012, mas ainda não executado, de modo a estabelecer diretrizes para organizar a cidade. Afirmou que atuará na mobilidade construindo corredores exclusivos para ônibus no Centro, em Olaria e em Conselheiro Paulino, além de ciclovias e estacionamentos para bicicletas. Como usuária de transporte público, considera urgentes a licitação para o setor e o cumprimento pela empresa vencedora de horários, itinerários e tarifas. Sublinhou que abrirá canal com a concessionária de águas e esgotos para debater a importância dos rios e mananciais para o meio ambiente e manterá parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para fiscalização e preservação das florestas. A candidata declarou que vai impulsionar a coleta seletiva de lixo. Ela acredita que a prefeitura deva cuidar da iluminação pública, que, conjugada com a capina de praças e parques e o olhar atento da guarda municipal, contribuirá para a segurança pública e o lazer da população.

Silvia Faltz assumiu compromisso de instituir o orçamento participativo, conselhos comunitários e o plano de cargos e salários para os servidores. Na educação, imagina levar à integralidade da rede de internet e segundo turno que facilite aos alunos atividades extracurriculares como artes, leitura e esportes. Na saúde, definirá funcionamento por 24 horas de pelo menos um posto em cada distrito e consórcio com outros municípios para ordenar o atendimento no Hospital Raul Sertã e na Maternidade. Assegurou que revitalizará o turismo, com capacitação de pessoal, ajustes na estrutura, montagem de calendário cultural, incremento à produção local e recuperação das estradas vicinais, que hoje, de acordo com ela, estão malconservadas.

“Com ampliação da cadeia do turismo de compra, vamos fortalecer os negócios daqui. O turismo tem condições de ser o grande vetor na retomada da economia de Nova Friburgo”, salientou.

 

LEIA MAIS

Justiça Eleitoral recebe quase 11 mil denúncias pelo aplicativo

Manifestação política de grupos conservadores ocorreu em meio às comemorações dos 200 anos da Independência

Entre os resultados destacados constam informações básicas, além de detalhes sobre o uso correto da urna

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: eleições