Off carnaval: para quem não gosta de folia, Friburgo tem boas opções

Atrativos próximos permitem se divertir durante o dia e retornar para casa ao entardecer
sábado, 14 de maio de 2022
por Christiane Coelho, especial para A VOZ DA SERRA
Trilhas estão entre as melhores opções junto à natureza (Fotos: Henrique Pinheiro)
Trilhas estão entre as melhores opções junto à natureza (Fotos: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo é conhecida pelos turistas pela natureza exuberante e as diversidades da indústria da moda íntima. Mas muitos friburguenses não conhecem os pontos turísticos da própria cidade. E, para quem quer fugir dos festejos do Carnaval fora de época, opções não faltam. São atrativos próximos, onde dá para se divertir durante o dia e retornar para casa ao entardecer. 

Parque Ecológico Cão Sentado

Outro ponto turístico friburguense é a Pedra do Cão Sentado, símbolo da cidade. Mas para conseguir visualizar a rocha em formato de cão, é preciso fazer uma caminhada ecológica de cerca de 35 minutos, até chegar ao mirante. O parque fica na RJ-116, na altura de Furnas, no distrito de Conselheiro Paulino, e oferece também várias atividades, como arvorismo, rapel, muro de escalada e a brincadeira pesque e devolva.

Circuito Terê-Fri

Ao longo da  estrada RJ-130, entre Nova Friburgo e Teresópolis, o Circuito Terê-Fri oferece muitas opções para quem deseja estar próximo à natureza e às atividades rurais, como o Apiário Amigos da Terra e o Museu da Mel, onde crianças e adultos podem fazer uma viagem através das etapas que as abelhas percorrem para produzir o mel. Lá também tem um lindo jardim, com lago e animais, e banquinhos de onde pode-se contemplar a natureza.

O Jardim do Nêgo é outro atrativo às margens da rodovia que é conhecido internacionalmente. Um museu de artes a céu aberto, único no mundo, com esculturas gigantes, talhadas à mão nos barrancos do terreno, cobertas por um limo verde, um tipo de proteção natural, que exige manutenção diária devido à erosão do solo. O clima úmido faz com que o musgo cresça e faça o acabamento de cada uma das peças.

Nova Friburgo é a maior produtora de morangos do Estado do Rio e quem quiser conhecer o processo do cultivo da fruta e colher morangos diretamente nas plantações, é só dar uma paradinha na Doçuras da Suely. Além dessa experiência, o local também oferece vários quitutes feitos com a fruta e outras opções de petiscos em uma lanchonete.

Também na Tere-Fri está a tradicional Casa Suíça, que tem o memorial, um museu, onde os visitantes podem ver documentos, roupas, equipamentos da chegada das primeiras famílias suíças à cidade. No mesmo prédio, fica a Queijaria Escola, com produção de queijos e chocolates, produtos típicos dos primeiros colonizadores de Nova Friburgo.

 

Lumiar e São Pedro da Serra

Cantado por Beto Guedes, o distrito de Lumiar e seu vizinho, São Pedro da Serra atraem turistas e visitantes pelas características bucólicas e natureza exuberante. Além do famoso Encontro do Rios, que fica em Lumiar, há várias opções de cachoeiras e passeios em meio à natureza. No centro de Lumiar, o lago, com restaurantes e barzinhos ao redor, é um convite para degustar boa comida e papear com amigos. O mesmo acontece em São Pedro da Serra, com excelentes opções gastronômicas.

Circuito das Flores

Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil, ficando apenas atrás de Holambra-SP e a maior de flores de corte. E, os produtores de Vargem Alta investiram no turismo rural. Lá é possível conhecer as plantações de diversas flores, caminhar entre os canteiros e tirar muitas fotos. O local também tem opções gastronômicas, com restaurantes, onde é possível curtir um dia em meio ao colorido da natureza.

Amparo

O distrito de Amparo, hoje, se destaca por oferecer ao visitante, além de boa receptividade, muitas opções de fotos instagramáveis. Recentemente, a associação de moradores do distrito criou um corredor de guarda-chuvas coloridos pendurados, atraindo muitos turistas ao local. Mas há muitos outros atrativos, como as casas e prédios antigos, além do coreto na praça ainda preservados. Com o aumento do número de visitantes, as opções gastronômicas também foram se desenvolvendo no distrito, que já conta com vários restaurantes.

 

LEIA MAIS

Samba da Mangueira agora é o Hino da Consciência Negra

Vendedores autônomos da cidade, que sempre trabalharam nos eventos e vivem disso, temem não conseguir participar neste ano

Vários setores comemoram o sucesso dos eventos da folia em maio e do aniversário da cidade

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: carnaval