A beleza dos canteiros floridos e a necessidade de conscientização

Mudas da espécie Dracena Baby foram furtadas dos canteiros da Praça 1º de Maio, em Olaria
terça-feira, 14 de dezembro de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Recado em um canteiro em frente a uma creche na avenida (Foto: Henrique Pinheiro)
Recado em um canteiro em frente a uma creche na avenida (Foto: Henrique Pinheiro)

Nova Friburgo é a cidade das flores. Só na localidade de Vargem Alta e nos distritos de Riograndina e Conselheiro Paulino é grande a concentração de cultivos de várias espécis que abastecem todo o mercado fluminense. E, por aqui, friburguenses e turistas podem orgulhar-se por se deparar nas ruas e praças com uma grande variedade de canteiros floridos, muitos deles mantidos através de parcerias com a iniciativa privada, como a adoção de praças que passam a ter a manutenção dos canteiros feita por empresas e o projeto Vamos Florir, iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf) que vem colorindo muitos espaços com flores nativas. 

Mas para iniciativas como essas prosperarem e embelezarem cada vez mais a cidade é preciso conscientização popular. Nesta semana, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que mudas de flores da espécie Dracena Baby foram furtadas dos canteiros da Praça 1º de Maio, no bairro Olaria, dias após terem sido plantadas, dscaracterizando a ornamentação do espaço. Um péssimo exemplo de falta de cidadania. Ainda segundo a prefeitura, das 80 mudas plantadas, pelo menos 20, foram arrancadas.  Todas foram cultivadas no Horto Municipal, no Vale dos Pinheiros, e não outras disponíveis. Portanto, se mais mudas forem furtadas, não haverá reposição nos canteiros. 

A prefeitura reforça o apelo para que a população friburguense faça a sua parte para que possamos manter a cidade bonita, florida e atrativa, seja para moradores ou turistas. “E o cuidado pelo bem público é uma responsabilidade de todos. Seja um cidadão consciente: preserve e cuide das novas flores”, diz trecho de uma postagem nas redes sociais do município.

Recentemente, mais um exemplo de amor à cidade foi dado pela iniciativa privada. A creche Levados da Breca, na Avenida Galdino do Valle Filho, recuperou o trecho da calçada e construiu um belo canteiro que ganhou mudas de flores variadas e coloridas. A escola, no entanto, aproveitou a iniciativa para estimular a conscientização dos pedestres ao colocar placas junto às flores com mensagens para que elas não sejam mexidas nem furtadas,pois o espaço é monitorado por câmeras.   

 

LEIA MAIS

Réus foram condenados a restituir valores e município, a tomar medidas administrativas para recompor meio ambiente

Ciep Prof. Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos

Estreia foi com o ambientalista Jorge Natureza, que falou sobre impactos da erosão

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra