A banda sinfônica Euterpe Friburguense completa 157 anos hoje, mas pelo fato deste dia ser quarta-feira de Cinzas, a celebração foi adiada para março. No dia 5, a banda dará posse à diretoria, em cerimônia em sede, na Avenida Euterpe Friburguense, 53, Centro. José Nilson da Silva foi reeleito para comandar a agremiação sesquicentenária no biênio 2020-2021. Em 5 de março comemora-se o Dia Nacional da Música Clássica, uma homenagem ao nascimento do maestro, compositor, arranjador e multi-instrumentista carioca Heitor Villa-Lobos, nascido em 1887 e falecido a 17 de novembro de 1959.
Villa-Lobos é um dos maiores nomes da música erudita brasileira e entrou para a história de Nova Friburgo ao vir à cidade serrana visitar a tia paterna Zizinha. Em 29 de janeiro de 1915, fez um recital de estreia de algumas composições autorais no antigo Theatro Dona Eugênia, onde hoje é o edifício Gustavo Lira, na Rua Augusto Spinelli.
O dia 26 de fevereiro, data de fundação da banda Euterpe, também é o Dia da Cultura Friburguense, instituído pela lei municipal 3.244, de 19 de março de 2003, de autoria do então vereador Jorge de Carvalho.
Concerto de aniversário
Já no dia 29 de março, um domingo, às 11h, A Euterpe fará um concerto especial para celebrar seu 157º ano no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Este será o primeiro concerto da banda este ano e terá a regência do maestro Nelson José da Silva Neto, que vem ensaiando o grupo desde o último dia 5. Além da apresentação musical, o evento contará com uma série de homenagens a personalidades e instituições friburguenses.
Deixe o seu comentário