Após denúncia, três linhas de ônibus voltaram a circular

Alto do Schuenck, Santa Bernadete e Janela das Andorinhas ganharam pelo menos dois horários diários, mas vereador quer o retorno de todas
segunda-feira, 01 de junho de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Transporte público em Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
Transporte público em Nova Friburgo (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Após a publicação de reportagem na edição do último fim de semana de A VOZ DA SERRA com relação à denúncia feita pelo vereador Zezinho do Caminhão sobre a retirada de circulação de pelo menos 18 linhas de ônibus durante o período de isolamento social em Nova Friburgo, algumas reivindicações surtiram efeito imediato. Três linhas voltaram a circular com pelo menos dois horários diários: as que ligam o Centro a Alto do Schuenck, no distrito de Amparo; Santa Bernadete e Janela das Andorinhas, no distrito de Riograndina.

Com a repercussão da reportagem, o vereador, que também preside a Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização dos Serviços Públicos e Concedidos e Apoio aos Usuários da Câmara Municipal, ainda teve tempo de incluir outras 16 linhas que também estariam fora de circulação no período, totalizando 34.

Com isso, além das linhas: Alto dos Michéis; Furnas; Alto do Catete; Jardim Marajói; Alto do Schuenck; Loteamento Maringá (Riograndina); Fazenda Velha; Orfanato; Bom Jesus; Felipe Camarão; Santa Luiza; Macaé de Cima; Vargem Alta (via Estrada das Flores); Santa Bernadete; Solares; Nova Esperança; Pilões; e Rio Grande de Cima; o vereador Zezinho do Caminhão incluiu ainda as linhas: Santo André; Lagoinha; Campo do Coelho (Spa Maria Bonita); Olaria x Centro (retirada antes mesmo da pandemia, segundo o parlamentar); Alto do Perissê; Benfica; São Cristóvão; Mariana; Toledo; Jardim dos Reis; Braunes; Vale dos Pinheiros; Alto de Olaria (Rua Paraná); Cordoeira (Dom Bosco); Tiradentes (Amparo); e Tingly.

A denúncia constando todas as 34 linhas foi apresentada pelo vereador ainda no sábado, 30, à 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo. No documento, o parlamentar solicitou ao órgão que medidas fossem tomadas “com a máxima urgência” para o restabelecimento das linhas suspensas, mediante retorno da prestação do serviço “em quantidade minimamente necessária ao exercício do direito à dignidade humana”.

O que diz a Faol

Procurada por A VOZ DA SERRA para comentar se houve alguma mudança nesse sentido nesta segunda-feira, 1º, a empresa de ônibus Faol informou em nota que retornou com alguns horários das linhas Alto do Schuenck, Santa Bernadete e Janela das Andorinhas, “dentro das possibilidades, diante da severa crise que as empresas de transporte, assim como diversos outros setores, estão passando”. A nota diz ainda que “a previsão de retorno de outras linhas vai depender da retomada das indústrias e demais setores da economia. Vamos observar como ficará a demanda para que possamos ver o que fazer de melhor para a população friburguense”, informa a nota. 

Ainda segundo a Faol, as linhas Jardim dos Reis, Toledo, Perissê, Braunes, Vale dos Pinheiros e Tingly estão circulando, diferente do apontado na denúncia pelo vereador. Com relação a linha Olaria x Centro, a Faol informa que ela não existe há três anos, se tornando Olaria x Conselheiro. Sobre a linha Tiradentes, a empresa esclarece que os coletivos não estão subindo desde quando parte da rua cedeu e estão indo até o campo do bairro. O mesmo se aplica a linha Santa Luzia, que foi alterada devido a um afundamento na pista.

Vereador quer mais

Satisfeito com a repercussão da denúncia, o vereador Zezinho do Caminhão acredita que a pressão popular está surtindo efeito. Mas ele ainda quer mais: “Entendo que essas mudanças já são um reflexo da nossa ação junto ao Ministério Público Estadual. Não cabe mais que algumas comunidades fiquem sem transporte público algum. Isso é inadmissível. Há a compreensão e o entendimento da redução dos horários, mesmo que isso sacrifique muitos usuários. Mas não tem como compreender e aceitar a retirada de todos os horários. Isso nos gera muita revolta”, afirmou o parlamentar.

E finalizou: “Nosso objetivo é que retorne o mínimo de atendimento a todas as linhas que foram retiradas de operação. Há localidades que a distância é muito grande, difícil até de conseguir uma carona. Cito aqui Rio Grande de Cima, que é uma zona rural, local que não há tráfego intenso de veículos. O usuário só consegue pegar o ônibus em São Geraldo. Ou seja, um aposentado que precise ir ao Centro para receber sua aposentadoria, por exemplo, precisa fazer o percurso até São Geraldo a pé?”, indagou. 

 

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TAGS: Transporte