Reunião da Firjan regional tenta alavancar o projeto da Estrada do Contorno

Presente ao encontro, presidente do DER-RJ se compromete a dar prosseguimento aos estudos dos traçados
terça-feira, 09 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Marcia Carestiato e Herbert Marques da Silva no encontro da Firjan Centro-Norte (Fotos: AVS)
Marcia Carestiato e Herbert Marques da Silva no encontro da Firjan Centro-Norte (Fotos: AVS)

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-RJ), Herbert Marques da Silva, foi o convidado especial da reunião presencial do Conselho Empresarial da Firjan Centro-Norte Fluminense, realizada nesta  segunda-feira, 8, no auditório da Firjan Senai Espaço Moda, para discutir a retomada do projeto da Estrada do Contorno. 

No encontro, presidido pela presidente da Firjan regional, Marcia Carestiato Sancho, e com a presença de prefeitos da região e líderes empresariais,  foram apresentados  os três traçados existentes do projeto, que tem por objetivo desafogar o trânsito do Centro de Nova Friburgo, sobretudo com a retirada de veículos de carga. 

O presidente do Sindicato dos Transportadores de Carga, Jackson Thedin (abaixo), disse que não apenas veículos pesados que congestionam a cidade.

Herbert disse "concordar por experiência própria" com a reclamação da população friburguense sobre o trânsito caótico no Centro da cidade e que entende a necessidade de construção da alternativa viária. Ele trouxe do Rio um engenheiro do DER (abaixo) que conhece os traçados do projeto, inclusive um estudo de 2016 do qual participou.

O diretor do DER admitiu, no entanto, ser impossível fazer um estudo sobre a viabilidade técnica do projeto ainda este ano. Mas afirmou que, caso o governador Cláudio Castro seja  reeleito, certamente   trabalhará para tirar a Estrada do Contorno do papel. 

Herbert disse considerar a via alternativa  muito importante para Nova Friburgo e  toda a região e se comprometeu a dar  prosseguimento, por enquanto, aos estudos  dos trajetos e a trabalhar para garantir sua execução, caso se mantenha no cargo no ano que vem.

O  presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro, convidou um dos presentes, o  engenheiro rodoviário Carlos Alberto Muller (abaixo),   grande  conhecedor do  projeto, a contar um pouco do trajeto que, na sua opinião, seria o mais viável. Ele destacou que o antigo traçado precisa ser atualizado, devido às ocupações ocorridas na região ao longo dos anos.

Um dos diretores da Acianf,  Roosevelt Concy    revelou que desde o governo Amâncio Mário de Azevedo, que foi prefeito de Friburgo por três vezes, em 1959, em 1967 e em 1973,   já se falava  na  Estrada do Contorno, devido às dificuldades que o trânsito friburguense apresentava  já naquela época.  “Portanto, há pelo menos  63 anos o friburguense sonha com essa estrada”, enfatizou.

A proposta da Estrada do Contorno é  desviar o trânsito pesado que hoje corta o Centro de Friburgo por um trajeto de cerca de 35 km de extensão, desde o distrito de  Mury até São José do Ribeirão, Bom Jardim, cortando o Vale do Stucky, o Colonial 61 e Ribeirão. Outro traçado,  alternativo, partiria de um ponto entre a Ponte da Saudade e o Bairro Ypu, unindo a RJ-116 à RJ-150 (Estrada da Chácara-São José do Ribeirão). 

O antigo debate sobre a Estrada do Contorno foi ressuscitado em um  encontro realizado no último  dia 15, entre o presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), deputado estadual Max Lemos, e  empresários friburguenses. O debate na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) focou no  interesse do governo  do estado e do Legislativo de buscar um consenso com lideranças locais e municípios vizinhos em torno de um projeto viável. Max Lemos  foi trazido a Nova Friburgo pelo vice-prefeito licenciado e atual superintentendente de Obras do Governo do Estado na Região Serrana, Serginho - que também participou do encontro na Firjan (acima).

O que diz o DER

De acordo com o DER-RJ, o órgão  apresentou à Firjan Centro-Norte as opções de traçados que foram elaboradas desde 2006. Uma equipe fará uma vistoria para verificar os trechos apresentados, a fim de identificar a melhor opção.  Em seguida, será lançado um edital para a contratação de empresa para a elaboração do projeto básico. Finalizadas essas etapas, o projeto será encaminhado para a licitação.

LEIA MAIS

Na Via Expressa, uma mulher de 41 anos morreu após ter sido atropelada

Desde o último sábado entrou em vigor decreto que revoga atribuições da equipe

Levantamento foi feito para a Semana Nacional de Trânsito

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 78 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra