Considerado o maior prêmio do jornalismo empreendedor realizado no Brasil, a 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – etapa estadual Rio de Janeiro, foi realizada pelo Sebrae Rio na noite da última sexta-feira, 15, na sede da instituição, na capital.
Dos 105 trabalhos inscritos – nas categorias vídeo, texto, fotojornalismo e áudio, dez foram selecionados pelo júri estadual e além da premiação local, que conta com placas e vouchers para aquisição de equipamentos. Em 2023, houve um aumento de 42% do número de inscrições em relação ao ano passado. A VOZ DA SERRA conquistou 2º lugar com a reportagem “Empreendedoras se unem para se fortalecerem”, produzida pela jornalista Christiane Coelho, veiculada em abril deste ano.
“Muito mais que um título, o 2⁰ lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo, atrás apenas de O Globo, veio coroar a nova Christiane Coelho, a que conseguiu superar longos cinco anos distante da sua carreira, não porque queria, mas porque não tinha forças, nem condições emocionais, porque não acreditava mais nela, nem no seu potencial. Sim, hoje sei quem eu sou, sei do meu poder, da minha força, sei da minha capacidade. Esse prêmio veio me mostrar exatamente isso! Agradeço a Deus, acima de tudo, às minhas filhas, pois foi por elas que continuei levantando a cada manhã, e aos meus pais, que nunca deixaram de acreditar no meu potencial. Esse prêmio foi dedicado a vocês! Grata a cada um que esteve presente comigo em toda essa jornada! Obrigada, Adriana Ventura, por abrir as portas de A VOZ DA SERRA para meu retorno ao jornalismo. Obrigada aos meus amigos da redação do jornal por sempre me ajudarem e apoiarem. Obrigada, Laurah Campos, pela oportunidade de voltar ao trabalho na TV, outra paixão minha. Obrigada ao Sebrae Rio por valorizar o nosso trabalho e reconhecer a importância da informação para um mundo melhor! Meu coração está transbordando de felicidade”, disse Christiane Coelho, emocionada com a premiação.
Reconhecimento
“O Sebrae valoriza muito o trabalho da imprensa em geral. Mas, pela nossa missão de apoiar o empreendedorismo, temos especial reconhecimento aos profissionais voltados para o mundo dos pequenos negócios. Não preciso me aprofundar sobre a importância desse segmento na criação de emprego e renda. E como o jornalismo pode contribuir para isso” garante Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
A noite de homenagens contou com todos os jornalistas finalistas e seus respectivos editores e gerentes de jornalismo. Participaram jornalistas de A VOZ DA SERRA, O Globo, portal Uol, TV Globo, GloboNews, TV Rio Sul, Rádio Roquette Pinto e Revista DiverCidades.
O tema central da 10ª edição do PSJ é “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. A iniciativa contempla conteúdos que abordam temáticas relacionadas à atividade empreendedora no Brasil, como inovação, digitalização, acesso a crédito, startups, entre outros.
Além das quatro categorias tradicionais (Texto, Áudio, Vídeo e Foto), este ano houve ainda uma premiação especial voltada ao tema “Empreendedorismo Social”, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo (escolhido entre os vencedores nacionais de cada categoria). Na última etapa, as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul serão representadas na grande final. Na etapa Nacional, os ganhadores receberão equipamentos de trabalho (notebook e/ou celular de última geração).
Vencedores
Categoria jornalismo em texto
– 1º lugar:
Matéria: Letramento e ancestralidade estimulam o afroempreendorismo
Veículo: O Globo
Representante do trabalho: Ana Carolina Diniz
Equipe: Alexandre Rodrigues
– 2º lugar:
Matéria: Empreendedoras se unem para se fortalecerem
Veículo: A Voz da Serra
Representante do trabalho: Christiane Coelho
– 3º lugar:
Matéria: Hotel no Rio só contrata pacientes do Caps: ‘Meu transtorno não me define’
Veículo: Uol
Representante do trabalho: Fabiana Batista
Categoria jornalismo em vídeo
– 1º lugar:
Matéria: A Força do Coletivo
Veículo: TV Globo
Representante do trabalho: Arlete Heringer
Equipe: Patricia Casanova / Carlos de Lannoy / Lariza Relvas / Gisele Machado / Alex Monteiro / Ana Dorneles / Ana Flavia Pinheiro / Carla Suzanne / Cleriston Santana / Camila Marinho / Patricia Trigueiros / Luciano Ribeiro / Rodrigo Nogueira / Andre Ramos / Raphael Rodrigues / Adriano Ferreira / Neto Lima / Tiago do Carmo / Jeová Luz / Anna Paula Ferreira
– 2º lugar:
Matéria: Veja como funcionam as ‘dark stores’, setor impulsionado pela pandemia
Veículo: GloboNews
Representante do trabalho: Mateus Marques
Equipe: Flávia Freitas, Priscilla Moraes
– 3º lugar:
Matéria: Copo Vivo
Veículo: TV Rio Sul
Representante do trabalho: Rosa Costa
Equipe: Bruno Monteiro, Sebastião Menezes
Categoria jornalismo em áudio
– 1º lugar:
Matéria: Entrevista com Tião Santos – Lixo Extraordinário
Veículo: Rádio Roquette Pinto
Representante do trabalho: Jorge Ramos
Equipe: Alice da Silveira
– 2º lugar:
Matéria: Global Experience, Exportando!
Veículo: Rádio Roquette-Pinto
Representante do trabalho: Claudia Barcellos
Equipe: Vitoria Beatriz
– 3º lugar:
Matéria: Entrevista com Ana Brittis, curadora e produtora do projeto “Olhares Cariocas”
Veículo: Rádio Roquette-Pinto
Representante do trabalho: Alice Silveira
Equipe: Amanda Ferreira
Categoria fotojornalismo
Trabalho classificado
Matéria: Jovens Empreendedores
Veículo: Revista DiverCidades
Representante do trabalho: Bianca Costa
Equipe: Renato Palmisciano
Deixe o seu comentário