O secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, acompanhado do coordenador regional da pasta para a Região Serrana, o ex-vereador friburguense, Nami Nassif, vistoriaram, na semana passada, as obras estruturais do futuro Hospital de Oncologia Francisco Faria, no bairro Ponte da Saudade. Na oportunidade, Uruan e Nami constataram que as intervenções estruturais já estão na reta final, o que possibilitará, em breve, a entrega das instalações do antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs) à Secretaria estadual de Saúde (SES-RJ) para adaptação no local do tão aguardado Hospital do Câncer de Nova Friburgo. A data de inauguração, no entanto, ainda não está definida.
(Foto: Redes Sociais)
Durante a vistoria, foi constatada a instalação de geradores de energia para a futura unidade regional de saúde. O próximo passo será uma nova inspeção das equipes responsáveis pelos setores de exames e de mobiliário. No mês passado, foram instalados três reservatórios de água, com capacidade de 100 mil litros cada. Cada reservatório, denominado como castelo d'água, pesa cinco toneladas. Primeira unidade especializada no diagnóstico e tratamento de câncer na Região Serrana, o hospital recebeu investimento de R$ 65,3 milhões.
(Foto: Redes Sociais)
Naquela ocasião, Uruan Andrade, destacou que o futuro hospital será um marco para a Região Serrana, impactando diretamente na vida dos pacientes e familiares. “O Hospital Oncológico será fundamental para diminuir o sofrimento das pessoas que precisam de tratamento especializado. Ampliar e facilitar o acesso ao tratamento de câncer é uma das nossas prioridades. Com o funcionamento do hospital, pacientes e familiares da região e de municípios vizinhos não vão precisar mais percorrer longas distâncias para ter atendimento adequado”, frisou Uruan Andrade.
A estrutura contará com 48 leitos de enfermaria, dez de CTI, centro cirúrgico com cinco salas, um centro de imagem - com ressonância magnética, tomógrafo, mamógrafo, aparelhos de raio-X e de ultrassonografia -, exames laboratoriais, quimioterapia e consultórios.
O hospital contará também com acessibilidade em toda a sua extensão, com rampas em todos os pavimentos, quatro elevadores internos e um externo, ligando o estacionamento ao hospital. Além disso, a unidade dispõe de um quadro elétrico independente para as salas do complexo cirúrgico, evitando que em caso de queda de energia elétrica o procedimento seja afetado.
Deixe o seu comentário