Operação recolhe cerca de seis mil brinquedos irregulares das lojas

Ação foi realizada em todo o estado pelo Procon, Delegacia do Consumidor e Ipem
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Procon RJ)
(Foto: Procon RJ)

Nas vésperas do Dia das Crianças, celebrado no último sábado, 12, agentes do Procon-RJ, Delegacia do Consumidor (Decon) e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realizaram fiscalizações em lojas especializadas na venda de brinquedos no Grande Rio e interior, e quase seis mil itens irregulares (sem o selo do Inmetro). Tudo foi apreendido. As lojas foram autuadas e os fornecedores terão 15 dias para apresentar defesa.

Durante a operação, foram analisadas, além da regularidade dos produtos, questões referentes à publicidade e documentações obrigatórias. Somente na capital, quatro lojas foram autuadas por terem brinquedos irregulares, ausência do livro de reclamações do Procon, ausência de alvará e/ou ausência de certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ, a operação teve como objetivo coibir a prática de comercialização de brinquedos irregulares, proteger os consumidores e orientar fornecedores quanto às boas práticas consumeristas.

“O Dia das Crianças é uma data em que a busca por brinquedos aumenta exponencialmente. Observando isso, realizamos uma pesquisa de preços para ajudar os consumidores, onde encontramos 190% de variação do mesmo produto, em lojas diferentes, demonstrando a necessidade de pesquisar preços antes de comprar. O Procon apresentou também outras dicas, de como devem ser as compras pela internet e o cuidado com produtos falsificados. Finalizando com essa operação conjunta com o Ipem e a Decon”, explicou Coelho. A pesquisa de preços completa e as dicas de compras do Procon-RJ estão disponíveis no site www.procon.rj.gov.br e nas redes sociais da autarquia.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: