O Projeto Jovem Alerta será pela primeira vez realizado em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), marcando uma nova etapa em sua trajetória. A iniciativa tem como objetivo principal a integração de adolescentes e jovens com perfil de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho, além de promover o desenvolvimento humano.
O Jovem Alerta teve início em 2011, tendo como foco especial as localidades atendidas pela Rede Socioassistencial, contemplando 12 municípios fluminenses. O projeto é coordenado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). As inscrições estão abertas e devem ser feitas presencialmente no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do distrito de Conselheiro Paulino, na Avenida Albertino Quadro Gama, 742 (telefone 22 - 2533 1245). Mais informações com a psicóloga do CIEE Sara Cabral, pelo telefone (22) 99910-6835 ou a assistente social Carla Fernandes (22) 99954-9420.
O Jovem Alerta será desenvolvido através de uma série de ações que visam criar oportunidades e fortalecer as habilidades dos jovens participantes. Em Nova Friburgo, o projeto será executado através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, utilizando oficinas socieducativas que acontecerão todas as sextas-feiras no Cras de Conselheiro Paulinho. Até 60 jovens serão capacitados ao longo dos três meses, com a realização de até 12 oficinas focadas na preparação para o mundo do trabalho e no desenvolvimento pessoal.
Ações
- Promoção da integração ao mundo do trabalho: Oferecer acolhimento, participação e capacitação. O projeto cria espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, preparando os jovens para os desafios do mercado.
- Desenvolvimento humano: Ampliando o acesso à informação e cultura de jovens, o projeto pretende estimular o desenvolvimento de suas potencialidades, incentivando a criação de novos projetos de vida e promovendo autonomia e protagonismo social.
Benefícios
- Além do conteúdo rico e transformador,os participantes contarão com uma série de benefícios, incluindo:
- Bolsa Auxílio: Para apoiar financeiramente os jovens durante o período do projeto;
- Vale-transporte: Para facilitar a locomoção dos jovens até o local das oficinas.
Deixe o seu comentário