Expo Cordeiro 2024

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 08 de maio de 2024

Estão confirmadas as datas para a principal exposição agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. A centenária exposição de Cordeiro, que chega à sua 80ª edição neste ano, agitará toda a região de 13 a 21 de julho. No mesmo formato dos dois anos anteriores, portanto, serão nove dias de atrações, distribuídos durante duas semanas. 

Grande estrutura

Além dos sempre aguardados shows que atraem público de todos os municípios vizinhos, a festa contará com exposição de animais de diversas raças, tenda cultural, com diversas apresentações artísticas e culturais locais, concurso leiteiro, leilão de bovinos, rodeio, concurso da rainha da exposição, parque de diversões e barracas com comidas típicas.

Shows musicais

Apenas um show foi confirmado de forma oficial: Luan Pereira. Ele faz sucesso nas plataformas digitais e foi o artista sertanejo mais ouvido no ano passado, segundo dados do streaming. As demais atrações seguem como especulação, podendo ser confirmadas a qualquer momento. Entre elas, estariam Xandy de Pilares, João Gomes e Zé Neto & Cristiano. A conferir.    

 

Mexa com a vida

“Mexa com a vida” é o novo projeto conduzido por Tânia Noguchi, em parceria com Adriana Xavier. Voltado para a idade madura, o objetivo é trazer, através da arte, dinamismo, sentido e melhora da saúde física e mental através de um trabalho vocal, corporal e de colocação da voz falada. Podem participar homens e mulheres.

Tânia Noguchi 

Os encontros serão sempre às quartas-feiras, às 18h30, na Casa Osório, na Rua General Osório, 36. Tânia Noguchi é reconhecida atriz, cantora e preparadora vocal, tendo participado de diversas produções teatrais. No projeto, ela será a responsável pelo trabalho de impostação da voz para empoderamento e beleza, tanto da voz cantada quanto da voz falada.

Adriana Xavier

Já Adriana Xavier é reconhecida diretora de movimento, formada em ballet clássico pela Escola de Dança Eugênia Feodorova e em jazz pela Escola de Dança Vilma Vernon. Estudou também no Contemporary Dance Institute de Miami, na Flórida, EUA. Licenciada em Artes Plásticas pela Universidade Salgado de Oliveira (RJ) e em Estudo da Dança Contemporânea na UFMG, Adriana é coreógrafa, preparadora corporal, e assinou a direção de movimento de vários espetáculos. Ela vai trabalhar no projeto dança terapêutica e movimentos. Outras informações sobre o Mexa com a vida pelo telefone/WhatsApp: 22 98148-8866.

 

 

Curso Bernardo Dugin

Apesar de já ter iniciado, ainda dá tempo de se inscrever no já tradicional curso de teatro e improvisação do ator, produtor e diretor de teatro, Bernardo Dugin. Na edição deste ano, o curso foi dividido em duas etapas. No primeiro módulo, com duração de três meses (12 encontros) são trabalhados corpo, voz, exercícios de improvisação, jogos dramáticos e interpretação para teatro e vídeo.

Apresentação de conclusão

Já no segundo módulo entra a “prática de montagem”, com duração de quatro meses. É montado e ensaiado um espetáculo que culmina com a apresentação/temporada de uma peça. Uma formatura  da melhor forma que se pode ter para pôr em prática e no palco tudo que se acumulou no curso. Para fazer o módulo dois, o aluno, obrigatoriamente, tem que fazer o módulo um. As aulas acontecem todas as segundas, na Casa Osório, com duas turmas específicas, uma de crianças e outra de adultos. Outras informações telefone/WhatsApp: 21 979497107.

 

Folia de Reis

Apesar da falta de apoio público, as folias de reis de Nova Friburgo seguem firmes em seus propósitos. Há menos de um mês, em Salinas, a pujança dessa tradição se mostrou com a apresentação de mais de 20 grupos de várias partes da cidade. O encontro foi promovido pelo jovem Felipe Knupp, que fundou recentemente a bandeira em homenagem à Nossa Senhora de Fátima.

Tradição

O distrito de Conselheiro Paulino abriga boa parte das folias de reis do município. Até o início dos anos 2000, havia o presépio em frente à Paróquia de Santa Teresinha, que contava com a apresentação dos grupos nas datas natalinas. Com o fim do projeto, algumas folias se dispersaram, mas outras se mantiveram, mesmo com todas as dificuldades. Há integrantes com mais de sete décadas de dedicação à cultura.   

 

Protesto

O aniversário de Nova Friburgo, no próximo dia 16, não será só desfile e festa, mas também terá protesto. O caos na saúde municipal está juntando profissionais do setor e a população que está sendo convidada a uma manifestação silenciosa pelo luto a todos que estão morrendo nas filas do hospital e por entes que poderiam ter suas mortes evitadas.

Saúde em luto

A concentração do ato está marcada para às 9h, no antigo Centro de Turismo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A organização pede que, se possível, se vá com uma peça de roupa preta, ou uma fita no braço, em sinal de luto e de luta. O movimento ressalta as cirurgias não realizadas; falta de médicos, exames e insumos; demora no atendimento; sucateamento das unidades de saúde, negligência e superfaturamento. 

Insatisfações

Há informações de movimentos para outras manifestações previstas para o dia 16. Entre as quais, as mães de crianças do espectro autista, que estão com os filhos sem ter aulas ou com aulas pela metade pela falta de mediadores e de estrutura nas escolas. A enfermagem também promete protestos pelo não pagamento do piso de todos os profissionais. Insatisfação também entre os profissionais da educação, que inclusive realizaram paralisação nesta semana.      

 

Friburguense

Confirmado na Copa Rio, competição mata-mata que dá vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro, o Friburguense definiu para a primeira quinzena de junho o início dos treinos. A Copa Rio começa em julho. Assim, o time terá pelo menos um mês de pré-temporada e três meses de preparação para o objetivo principal que é deixar a terceirona rumo à segundona.

Técnico definido

Gerson Andreotti está confirmado como o treinador. Ele já está com o sub-20, cujos treinos já foram iniciados para as competições da categoria. Aliás, a equipe sub-20 será a base para o profissional. Os jogadores do antigo juniores que forem aproveitados se somarão a atletas que serão trazidos dos times da segundona, que começa neste mês. A ideia é somar os jovens da base com jogadores experientes e em atividade nas demais equipes do Rio e, possivelmente, de outros estaduais.   

 

Palavreando

“Falo para meus amigos que ainda têm suas mães: Aproveite cada instante! Torne possível mais momentos com ela. Fabrique saudades futuras, sem o temor de saber que não vai tê-la para sempre, mas com a determinação de quem sabe que o tempo passa rápido demais”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.