Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Mais uma rede de supermercados
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Mais uma rede de supermercados
Nova Friburgo está se tornando mesmo a cidade dos supermercados. Além dos empreendedores locais, as grandes redes não param de desembarcar no município. Quem está chegando agora é o Supermarket. E será mais um supermercado em Mury. A loja que fica em frente ao posto comunitário do distrito está praticamente pronta e deve ser inaugurada nos próximos dias.
Empregos
A rede também está em fase final de contratação de funcionários. Mais 23 vagas estão em processo de seleção e currículos podem ser enviados para o e-mail: vagas@smalvorada.com. A rede conta com mais de 120 lojas e a friburguense será a primeira da região. O interessante é que essas grandes lojas costumam fazer ampla pesquisa de mercado antes de se instalarem em um local.
Público além da cidade
Isso quer dizer, em outras palavras, que o negócio alimentício parece ser lucrativo por aqui. Uma das explicações é que moradores dos municípios vizinhos costumam fazer compras em Nova Friburgo, o que eleva o número de habitantes de 190 mil para 300 mil aproximadamente.
Crescida e queda
A pandemia também parece não ter afetado os negócios, muito pelo contrário. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) houve crescimento real de 9,36% no setor de 2019 para 2020. Os números desse ano ainda não estão fechados. No primeiro semestre, o crescimento foi na casa dos 4%. Mas de julho para cá a tendência é de queda, com o fim de auxílios e a perda do poder de compra do brasileiro. Ou seja, o fim próximo da pandemia também pode ser o fim de um período de bonança para as vendas.
Pandemia quase no fim?
No mês de dezembro, as compras em supermercados se elevam, assim como nos demais setores do comércio. Apesar da crise que o país atravessa, o setor acredita em um aumento de 17% no volume de vendas comparado ao mesmo período do ano passado. O fim das restrições e as festas de fim de ano com reuniões maiores - por conta do avanço da vacinação e a diminuição no número de casos de Covid-19 - é um dos fatores para o otimismo.
Volta do cartório
O posto do cartório de registro civil dentro da Maternidade de Nova Friburgo voltou a funcionar nesta semana oferecendo mais facilidade para pais e mães registrarem seus bebês. O serviço estava suspenso desde o início da pandemia. A retomada se dá exatamente em um momento de leitos zerados para a Covid-19, com a avaliação de riscos menores graças ao avanço da vacinação e seus efeitos. A determinação do retorno foi da Rede Cegonha. Além da certidão de nascimento, os recém-chegados saem também com o número de CPF.
Parlamento Juvenil
Nova Friburgo terá dois deputados estaduais juvenis no programa da Alerj que leva estudantes do ensino médio da rede estadual para experimentar o parlamento, apresentando, inclusive, um projeto de lei que pode se tornar realidade. Após a realização das eleições em duas etapas (1º e 2º turno) em todos os municípios do Estado, Gabriela Lopes, do Colégio Estadual Galdino do Valle Filho, foi eleita com a maior votação e Felipe Gabriel Knupp (2º mais votado), do Colégio Estadual Rei Alberto I, herdou uma segunda vaga para o município na repescagem.
Mulheres são maioria
Praticamente todos os municípios da região terão parlamentares juvenis, sendo que além de Nova Friburgo, Cantagalo também terá dois representantes. Ambos ficaram com mais vagas por terem tido maior engajamento, preenchendo vagas não ocupadas por outros municípios do Estado. Ao todo serão 97 parlamentares juvenis de 77 dos 92 municípios fluminenses. Curiosidade interessante é que diferente do parlamento oficial, a maioria dos representantes é do gênero feminino: 53 a 44.
Evento
Os eleitos agora passarão por capacitações online e presenciais para confeccionar seus projetos de lei. Na última semana de abril próximo, eles ficarão na Alerj, discutindo seus projetos, fazendo cursos e visitações em uma extensa programação na capital fluminense.
Flagrantes da natureza
As câmeras têm facilitado e fascinado cada vez mais a observação da natureza. O Parque dos Três Picos é um bom exemplo. Nessa semana, uma das câmeras instaladas no parque flagrou o momento em que um cachorro-do-mato caça um tatu. A imagem foi captada no Pico do Caledônia, através do projeto Aventura Animal, uma parceria da unidade com o fotógrafo Juran Santos.
Raposinha
O cachorro-do-mato é do tamanho de um cachorro doméstico médio. O animal sempre foge quando percebe a presença de humanos, o que torna o registro ainda mais especial. O projeto existe desde 2019 e tem aproximadamente 20 câmeras espalhadas por todo parque.
Palavreando
“Tolerância é pouco e está mais para castigo ao castigado do que ombridade do tolerante. O mundo não precisa de tolerantes e os tempos de agora não sustentam neutralidade. O que o futuro não quer para esse presente que já se avista são neutros e tolerantes”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário