Dom Clemente Isnard: dez anos de saudade e gratidão

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Dom Clemente Isnard - quanta luz e força gravadas neste nome! O Senhor escolhe os seus servos e escreve a história da sua providência. Mergulhando a Igreja no mistério de sua graça renovadora. Caminho feito com trabalho, humildade e doação da sabedoria eterna. Libertação pascal semeada na evangelização transformadora. Educação da fé que se traduz em obras da caridade fraterna. Mosteiro de amor a Deus no serviço beneditino a todo irmão. Este hóspede sempre necessitado do pastoreio solidário. Na diocese que fundou com o coração, suor e ardorosa missão. Tenacidade do espírito amadurecido na oração, missionário arrojado. Espiritualidade de um monge que assumiu a coragem do cajado. Juventude ofertada na generosidade de quem vislumbrou o verbo.

O fulgor do eterno no tempo, elevando a natureza dos homens. Simplicidade da manjedoura e da carpintaria rebrilhando a glória. Espocando em cada partilha a dignidade da filiação divina. Cultura singularmente talhada, com inteligência fina e gentil.

A raiz do Direito, a liturgia da vida assumida no altar da palavra e da eucaristia.

Rara comunhão de fortaleza, competência, suavidade e sábia visão. Luminosidade de aventura do espírito que impulsiona a entrega e a alegria. O olhar mais humano que é capaz de perceber o divino em cada chão. Sopro de arejamento que forma comunidades, no evangelho de cada dia.

Grande apóstolo da vida, defendida em todas as etapas e expressões. O seu valor é imenso na promoção de tantas ações pastorais. Uma postura firme na ética da justiça, enfrentando explorações. Vaticano II, confirmando as lúcidas inspirações litúrgicas, eclesiais. Ensinadas e aprofundadas por seu abade D. Martinho Michler. Assimiladas pelo aplicado noviço, várias décadas atrás.

Incentivou o apostolado dos leigos e uma Igreja toda ministerial. Servidora do ser humano, inculturada, salgando e iluminando o social. Na proposta autêntica e inequívoca do reino de comunhão. Alimentando durante 33 anos a messe diocesana.

Reclinou sua fronte em Recife, terra irmã, de seu querido amigo D. Hélder. Dia de São Bartolomeu, dez anos de saudade e gratidão.

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é chanceler da Diocese de Nova Friburgo e assessor diocesano da Pastoral Familiar. Esta coluna é publicada às terças-feiras.

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.