O governador em exercício Cláudio Castro acompanhou neste domingo, 10, em Nova Friburgo, a cerimônia em homenagem aos profissionais e cidadãos que participaram do resgate a vítimas e auxiliaram a população durante a tragédia causada pelas chuvas na Região Serrana em janeiro de 2011. O evento foi realizado no Quartel do Corpo de Bombeiros da cidade.
“A nossa missão é a prevenção. Em agosto do ano passado, determinei a criação do Plano de Contingência para as Chuvas de Verão, que traça protocolos para resposta rápida e integrada a emergências, porque precisamos estar preparados para prevenir tragédias como a que aconteceu há dez anos aqui na Serra. O plano conta com recursos de R$ 280 milhões e beneficia todo o estado. Além disso, vamos investir mais de R$ 500 milhões em contenção de encostas, limpeza de rios e infraestrutura na Região Serrana”, anunciou o governador em exercício.
Três militares que morreram durante suas missões também foram homenageados com uma corbélia de flores: o cabo Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas; o 2º sargento Marco Antônio Verly da Conceição; e o cabo Victor Lembo Spinelli.
Também foi entregue a Medalha Ordem do Mérito de Defesa Civil para 25 personalidades civis e militares, órgãos e instituições que foram de extrema relevância durante as ações de resposta à tragédia. Serão realizadas outras homenagens em Teresópolis, nesta segunda-feira, 11, e em Petrópolis, na próxima terça-feira, 12.
“Dez anos após o desastre, minhas palavras são marcadas pela reflexão. Na época, o trabalho de resgate dos bombeiros foi incansável. Neste período, evoluímos como profissionais para prevenir novas tragédias desta proporção, com ações como o sistema de alerta e alarme por sirenes, capacitações e a implantação do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Natural”, afirmou o secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro.
Em memória às vítimas, o governador Cláudio Castro decretou luto oficial em todo Estado do Rio nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. Na manhã deste domingo, foi realizado o hasteamento a meio mastro das bandeiras oficiais no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado.
Retomada das obras do Hospital de Oncologia
Durante o evento, o governador anunciou a retomada das obras do Hospital de Oncologia de Nova Friburgo. Localizada no bairro Ponte da Saudade, a unidade estadual vai ser referência no tratamento de câncer na região. Para dar início às intervenções, as secretarias estaduais de Infraestrutura e Obras e de Saúde estão finalizando o projeto.
Os agraciados em Nova Friburgo:
-
Marinha do Brasil (Hospital de Campanha, helicópteros, viaturas, hospedagem de equipes no hotel de trânsito e pessoal de campo);
-
Exército (apoio de engenheiros do IME no mapeamento de áreas atingidas, viaturas, pessoal de campo);
-
Força Aérea Brasileira (aeronaves);
-
Rodrigo de Lima Nunes – Tenente-coronel PM – piloto da aeronave da Subsecretaria Adjunta de Operações Aéreas;
-
Sandro Shottz - 1°sargento bombeiro. Organizou uma equipe de voluntários que atuou em diversas áreas.
-
Dr. Douglas Thuller, médico;
-
Amanda Almeida Fernandes Lobosco - tenente bombeiro - atuou na identificação dos corpos juntamente com a Polícia Civil e IML;
-
Plícia Beatriz de Andrade Almeida - capitã;.
-
Janaína Gralato Batista - desenvolveu importante trabalho na tragédia através da ONG Diálogo.
-
Rogério Alves Ferreira 1°sargento bombeiro. Atuou na montagem da sala de crise, Abastecimento das aeronaves, Suporte às ações humanitárias e junto à ONGs;
-
Hedel Nara Ramos, promotor de Justiça;
-
Marcio da Silva Branco, empresário;
-
Rogério Faria, empresário;
-
Júlio Cordeiro, empresário;
-
Jairo Wermelinger, empresário;
-
Nelson Alvarez de Souza
-
Stela Boto
-
Marcelo Albuquerque Braune
-
Carlos Eduardo Bastos Fontão
-
Antonio Marcos
-
Adriano Machado
-
Natália Cristina
-
Edmo Alves Teixeira
-
Licínio Cardoso
-
Alex Marchito Soliva, coronel PM, atual comandante do 11ºBPM.
Deixe o seu comentário