Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
A VOZ DA SERRA é fiel ao seu teor de credibilidade!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
O Caderno Z do último fim de semana foi de uma complexidade incrível para reverenciar o Dia da Liberdade de Imprensa, celebrado no domingo, 7. E, já de início, quando pensamos em “imprensa livre” surge a luz de “que se caminha no sentido de fortalecimento da vida democrática, ao lado da pluralidade de pensamentos...”. Contudo, há que se ressaltar que “liberdade de expressão não pode ser confundida com leviandade de divulgação de boatos”. Nesse mister, na atual era das facilidades de comunicação, surgem as indesejáveis “fake news”. Para controlar esse mal que assola a internet e as redes sociais, serão adotadas medidas de combate intenso, de acordo com projeto de lei a ser aprovado pelo Senado.
Em “Liberdade de imprensa – uma bandeira que deveria ser de todos”, Márcio Madeira traz reflexões para enfrentarmos os dilemas da comunicação irresponsável e destaca, entre outras ponderações: “Quem se esforça por calar um jornalista, quem se torna incapaz de conviver com narrativas diferentes daquelas desejadas, está em inegável luta para amordaçar a própria consciência.”. É nessa prisão que podemos estagnar até nossos anseios, se não abrirmos os olhos para o que é real, abandonando as distorções desenfreadas que nos tentam embutir.
Wanderson Nogueira, que é “filho das Diretas já”, lembra que “a liberdade está tão intrínseca ao jornalismo que quando falta, acaba por burlar a tentativa de verdade...”. Nossa voz de A VOZ DA SERRA é fiel ao verdadeiro, ao esclarecedor, ao respeito e em respeito ao seu teor de credibilidade.
Vinicius Gastin, em “Esportes”, marcou um gol espetacular, abrindo espaço para um tema super top, ou seja, nutrição. O dr. Felipe Monnerat é quem nos orienta, já que estamos todos com a “rotina alterada”. A começar pelas atividades físicas, é importante dar atenção para os exercícios e, nesta quarentena, quem tem limites de espaço pode até “dançar ou pular corda”. A alimentação saudável é um fator relevante para fortalecer o sistema imunológico dando preferência aos alimentos naturais. O doutor cita, entre outros, a taioba. Que delícia e minha safra está generosa. Sobre a ingestão de álcool, nada de abusos, pois ninguém pense que a bebida esquenta o corpo. Todo cuidado é pouco.
A última quinta-feira, 4, foi o Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão, e Ana Borges conversou com a juíza Adriana Valentim, titular da Vara de Infância e Juventude de Nova Friburgo. Em seus depoimentos, vê- se claramente o quanto as crianças ficam vulneráveis, dependendo do ambiente onde vivam. E ela ressalta: “A agressão deixa feridas que podem até cicatrizar, mas deixarão marcas para toda vida”. Só de pensar, dói a alma da gente.
“Há 50 anos” era dada a “largada” para a construção da Estação Rodoviária na “Rua Alberto Braune”. Outra pauta anunciava a obrigatoriedade da venda do leite em saquinhos de plástico. Isso foi uma grande novidade. No meu bairro, o leite vinha nos latões, por meio de uma carroça e era vendido pelo “leiteiro”, na quantidade desejada do freguês. E o leite dava uma nata de fazer manteiga e até biscoitinhos da vovó
Cinquenta anos depois, nós estamos na pandemia do coronavírus, cheios de incertezas. O Hospital de Campanha sem data para a conclusão. Os casos de contaminação pelo vírus aumentando a cada dia, as mortes, as dificuldades do isolamento social, a crise econômica, desempregos, a instabilidade emocional são algumas das consequências que nos afetam de uma forma ou de outra. Muitas adequações estão em andamento e a Acianf “aposta no associativismo como forma de superação”.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, não passou em brancas nuvens em Nova Friburgo. O Projeto Montanhe-se instalou um totem de conscientização ambiental no Mirante Suíço, no bairro Suíço, bem próximo ao centro da cidade de Nova Friburgo. O local ainda ganhou um banco de madeira e ornamentos de plantas. Parabéns Christiane Mussi, idealizadora do projeto e a seu grupo de apoiadores. Iniciativas assim estimulam a prática do bem e a defesa do meio ambiente, onde o ser humano é uma parte fundamental da natureza. Uma semana de muita reflexão poderá ser um alento para todos nós.
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário