A Prefeitura de Nova Friburgo realizou mais uma etapa da poda dos eucaliptos e demais árvores da Praça Getúlio Vargas neste domingo, 15, e realizará outra etapa no domingo, 29. Os órgãos envolvidos nessa operação promovemo uma série de ações voltadas para a segurança, tanto da equipe responsável pelos cortes quanto de moradores, pedestres e veículos.
Seguindo o protocolo do Corpo de Bombeiros, a praça e seus arredores foram interditados à circulação de pessoas e veículos já na noite de sábado. Militares do 6º Grupamento de Bombeiros fizeram os cortes dos galhos.
Segundo a prefeitura, o trabalho foi realizado entre 7h e 10h55, e o de limpeza terminou pontualmente ao meio-dia, horário em que o trânsito foi liberado. Foram envolvidos vários órgãos do governo municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros, que realizou a poda, e da Energisa, que não chegou a desligar a energia elétrica no local, apenas protegeu os cabos mais próximos da operação. O material restante foi levado para a usina de lixo.
Participam da operação de poda dos galhos as secretarias de Meio Ambiente, Defesa Civil, Ordem e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal, Fundação Dom João VI, grupo de trabalho instituído pelo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC da Praça), Corpo de Bombeiros e Energisa.
A última vez que a Praça Getúlio Vargas passou por poda de limpeza com remoção de galhos secos ou mortos foi em novembro de 2019. O serviço tornou-se necessário após ter sido realizada uma inspeção técnica conjunta, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo de Trabalho instituído pelo TAC, que indicou a necessidade de cortar galhos secos, mortos ou inclinados em pelo menos 21 árvores (não apenas eucaliptos) da praça.
Deixe o seu comentário