Prêmio Nacional de Educação

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Prêmio Nacional de Educação
Ex-aluno do Polo Cecierj/Cederj de Nova Friburgo é um dos 12 finalistas do Prêmio Professor Transformador. O pedagogo Carlos Henrique Patrício concorre na categoria Ensino Fundamental I, com o seu projeto intitulado: “Escola Humanizada – Acolher, Escutar e Pertencer”. O reconhecido concurso do Instituto Significare selecionou à etapa final 350 trabalhos, ente os quais do ex-aluno do polo Nova Friburgo.

Formação de excelência
O resultado será anunciado na Feira de Educação e Tecnologia Bett Brasil 2022, que acontece entre os dias 10 e 13 de maio. Carlos atua como docente da rede pública de ensino desde 2005, quando concluiu o curso Normal. No Cecierj/Cederj se graduou em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), finalizando o curso em 2016. O polo local está entusiasmado com as conquistas de seu ex-aluno e vem divulgando em suas redes mais essa possibilidade de conquista.

Outros prêmios
O pedagogo formado em Nova Friburgo, já havia conquistado, em 2018, o prêmio Professores do Brasil, do MEC. Em 2019, recebeu a premiação Gestão Escolar, devido a sua atuação na rede pública municipal de Magé. Em 2020, foi agraciado com a menção de reconhecimento pela rede Conectando Saberes, pelo seu projeto “Reconstruindo o Contexto de Experiências”. Em 2021, recebeu o Prêmio Paulo Freire conferido pela Alerj.

Parlamento Juvenil
O Parlamento Juvenil sobe a serra e realiza hoje, 18, em Nova Friburgo, a capacitação dos eleitos do Centro-Norte fluminense. Após todo o rito eleitoral e de uma capacitação online, os jovens da rede estadual de ensino, entre 14 e 18 anos, se encontrarão pela primeira vez com a coordenação do projeto e entre eles mesmos. Será um dia inteiro de atividades no Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf).

Região representada
De Nova Friburgo, os eleitos foram: Gabriela Soares (Ienf) e Felipe Gabriel Knupp (Rei Alberto I). Antes de Nova Friburgo, a caravana passou por Maricá, com os municípios da divisão regional da Secretaria estadual de Educação (Seeduc) das Baixadas Litorâneas e Petrópolis pela regional Serrana I. Na semana que vem, o projeto passará pela capital, Volta Redonda, Vassouras, Itaperuna e Campos, respectivamente. A edição em si do Parlamento Juvenil, com a semana parlamentar, está prevista para 22 a 28 de maio.

Shows e eventos em alta
Mais dois grandes shows estão confirmados para Nova Friburgo. Zé Ramalho se apresentará no Nova Friburgo Country Clube no dia 16 de abril. O evento era para ter acontecido em abril de 2020, mas com a pandemia precisou ser remarcado. Dois anos depois, a espera está próxima do fim. Já no carnaval de maio, haverá o evento ‘Serra Sunset’ e já confirmou como atração principal, dia 15, os cantores Dilsinho e Ferrugem. Por falar em eventos remarcados, a tradicional festa Booze que ocorreria no fim de semana que estourou a pandemia pela primeira vez, ocorre neste sábado, 19.

De volta
Fernando Bonan está de volta ao comando do esporte da Rádio Nova Friburgo FM. O Juventude da Serra iniciou na emissora, quando ainda era AM, na década de 80. Após quase 40 anos na emissora das montanhas, teve um breve hiato que chegou ao fim. No próximo dia 28, uma segunda-feira, Bonan reestreia o Friburgo Esportes, às 18h05. As transmissões dos jogos de futebol, tão marcantes, retornam em breve e com todo o vapor no Brasileirão.

Explode coração
Considerado o maior gol do rádio esportivo do Brasil, Bonan teve passagem pela Rádio Globo, e à época, conciliou a jornada com a Rádio Friburgo. A volta do programa, assim como as transmissões de futebol, misturam nostalgia da época de ouro do rádio esportivo, assim como inovação de quem sabe se reinventar.

AM para FM
A Rádio Nova Friburgo mudou de dial no ano passado, saindo do canal 660 AM para o 107,5 FM. Com a necessidade de abertura para frequência de celulares, o Governo Federal abriu a possibilidade de as emissoras AM migrarem para o FM. Mudança de equipamentos e torre foram um dos passos que tiveram que ser dados pela direção da emissora para garantir som de qualidade e sintonia ampliada.

Golaço
Com mais de 75 anos de atividades ininterruptas, a Nova Friburgo FM, vem mesclando tradição com novas caras e tecnologia que garante sinal de qualidade no radinho e outras possibilidades por aplicativo de streeming e redes sociais. A volta das transmissões esportivas com seu mais marcante narrador é, em dúvida, um golaço!

Palavreando
“Flores de outono sobrevivem ao inverno, reavivam na primavera e se despedem no verão para renascerem de novo. Pudera todos os amores ser assim: vindouros no inverno, apaixonados na primavera e reinventados em todos os verões”. Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.