Nova Friburgo avança em reality gospel

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Nova Friburgo avança em reality gospel
O representante de Nova Friburgo no primeiro reality show de música gospel do Brasil está na próxima fase do Dom Reality UniCesumar. Depois de deixar mais de três mil concorrentes na etapa classificatória, Abraão Alencar se apresentou diante dos jurados e causou catarse. Ele interpretou a difícil canção Sublime, de Leonardo Gonçalves. Os jurados deferiram inúmeros elogios pela força vocal, técnica e a pegada Black.

Apresentação de arrepiar
O jurado Brunão Morada não escondeu a emoção diante da apresentação e foi um dos que mais se empolgou com a interpretação de Abraão Alencar que nasceu em Ipatinga (MG), mas reside em Nova Friburgo. Ainda haverá mais duas fases antes da final que ocorre dia 23 deste mês, sendo uma delas a repescagem entre os 16 eliminados.

Mercado em crescimento
O vencedor terá um contrato de cinco anos com a maior gravadora do Brasil; destaque editorial Deezer no lançamento; produção de áudio de três músicas assinadas por Johny Essi; produção audiovisual de uma música; contrato de gestão de carreira artística e uma bolsa de estudos 100% de curso de design musical. Segundo a Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos (Abrepe), 20% do mercado fonográfico do Brasil é formado pelo segmento musical gospel.

Vacinação infantil
O Fórum de Saúde e o Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo fizeram uma carta conjunta sobre a necessidade da vacinação das crianças de cinco a 11 anos no município. Além de citar os possíveis motivos da baixa procura da vacina infantil, reforçam a necessidade de uma ação pública mais contundente sobre a importância da imunização. A carta foi enviada à Defensoria Pública, ao Ministério Público Estadual e à Prefeitura.

Vacina na Escola
Assim como o Brasil, o município tem tido baixa adesão da vacinação infantil. Enquanto isso na cidade do Rio de Janeiro, aproveitando a volta às aulas, foi iniciada a campanha “Vacina na Escola”, com o objetivo de aumentar o número de crianças vacinadas. A expectativa é vacinar 200 mil estudantes de 5 a 11 anos.

Adesão baixa
Até o momento, na capital, apenas cerca de 50% das crianças na faixa etária foram imunizadas contra a doença. Mas o número é bem maior do que o de Nova Friburgo que, segundo dados da própria Prefeitura, não chega a 10%.  A iniciativa carioca é encontrar as crianças que ainda não receberam o imunizante dentro do ambiente escolar.

Iniciativa a ser copiada?
Aqueles que ainda não tiverem tomado a vacina, os responsáveis interessados poderão assinar um termo autorizando a aplicação no ambiente escolar, em uma data que será previamente informada. Com a adesão em baixa, seria uma boa medida a ser adotada em Nova Friburgo. Mas por enquanto, não há qualquer movimento nesse sentido, por aqui.

Feriado de carnaval
Apesar de já existir acordo acerca do funcionamento do comércio no feriado de carnaval, o município ainda não decidiu se haverá folga ou não, especialmente na segunda-feira, 1º de março, véspera do feriado nacional oficial. Nova Friburgo aguardará definição do Estado sobre o feriado, já estipulando que vai seguir o calendário estadual.

Abril e maio
O carnaval em Nova Friburgo foi adiado para o fim de semana de aniversário do município, em 16 de maio. Já a capital do Estado e a maioria das capitais brasileiras adiaram o carnaval para o feriadão de 21 de abril. 

Friburguense à espera
Enquanto assiste o Carioca da série A, segue indefinido o início da segundona do Rio. Ainda que sem data para começar, o Friburguense trabalha com a hipótese de que a competição comece na primeira semana de maio. Em dificuldades financeiras, o clube deve fazer a pré-temporada no hiato entre o fim da primeirona e o início da segunda, ou seja, por cerca de um mês.   

Competição antecipada
Por conta da disputa da Copa do Mundo no final do ano, o campeonato que geralmente termina em agosto ou setembro, se iniciado mesmo em maio, deve acabar em julho. Ainda que não tenha sido discutida de maneira oficial, a fórmula do ano passado deve ser mantida. Certo é que só subirá mesmo um time.

Missão difícil
Para subir, o Friburguense terá que superar 11 adversários: Cabofriense, Gonçalense, Artsul, Americano, América, Macaé, Sampaio Corrêa, Olaria, Maricá e Angra dos Reis; além do time que for rebaixado da elite. Atualmente, o Nova Iguaçu está nessa condição. O Campeonato deve ser disputado em dois turnos, com as equipes divididas em duas chaves de seis. O campeão de cada turno faz a final. 

Palavreando
“Às vezes, me pego pensando que nasci na época errada. Não porque sou especial. Até porque, creio que todos já se flagraram, meio que no susto, com esses devaneios. Será que vim no tempo certo? Talvez do futuro ou tão nostálgico com o que gostaria de ter vivido para se considerar do passado”.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.