Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Invenção friburguense
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Invenção friburguense
O friburguense Rodrigo Cariello, formado em engenharia mecânica Uerj/IPRJ de Nova Friburgo acaba de receber um reconhecimento da Petrobras por um mecanismo que desenvolveu em uma das plataformas do pré-sal para melhor monitoramento e resposta da embarcação. O monitoramento desenvolvido por Cariello representa um avanço na segurança e na agilidade de tomadas de decisões.
Exportação de mão de obra talentosa
A nova ferramenta já está em operação em uma das plataformas de Búzios (local onde foi criada e o profissional friburguense está atuando) e deve ser, inclusive, implantada em outras, tamanho avanço que representa. Rodrigo Cariello é concursado da Petrobras e atua na empresa há aproximadamente cinco anos. É mão de obra talentosa exportada da Uerj de Nova Friburgo e claro da própria cidade.
Histórico com a Petrobras
Vale lembrar a relação de Nova Friburgo com a Petrobras. Muitos dos alunos formados em Engenharia Mecânica em Nova Friburgo trabalham na Petrobras, sejam como concursados ou em terceirizadas que trabalham para a estatal. Erradicado em Nova Friburgo, o geólogo Guilherme Estrella é considerado o descobridor do pré-sal, fato que mudou com a história do Brasil.
Volta das aulas presenciais
Por falar em Uerj, o calendário acadêmico semestral só voltará no rito normal em 2023. Até lá, os semestres seguirão em períodos incomuns. A universidade divulgou o calendário dos próximos semestres e anunciou um retorno gradativo às aulas presencias, válido para todos os campi, inclusive do IPRJ, em Nova Friburgo.
Calendário da Uerj
A volta dos alunos às salas de aula começa em 2 de fevereiro de 2022 e será feita de forma gradativa. No começo, algumas atividades ainda serão remotas. O retorno total dos alunos está marcado para 13 de junho. O recomeço vai se dar com oferta prioritária das disciplinas práticas e de laboratório, relacionadas a estágio e trabalho de campo e disciplinas teóricas que não estiveram disponíveis nos períodos acadêmicos emergenciais por causa da Covid-19.
Passaporte de vacina obrigatório
O período letivo referente ao segundo semestre de 2021 começará em 2 de fevereiro com término em 18 de maio. O ano letivo de 2022 começará efetivamente em 13 de junho com término das aulas em 24 de setembro. O segundo semestre de 2022 terá início em 19 de outubro indo até 11 de fevereiro de 2023. Para acelerar o ritmo de volta à normalidade, o segundo semestre letivo de 2021 terá duração de 15 semanas. Esse calendário poderá ser alterado caso os efeitos da pandemia de Covid-19 voltem a se agravar. A apresentação do passaporte de vacina será obrigatória.
Máscara que mata Covid-19
Ciência, tecnologia, criação. Uma empresa brasileira criou uma máscara cirúrgica com tecnologia própria que mata o vírus da Covid-19 e é eficaz contra a variante Delta. A máscara foi batizada de Phitta Mask. Enquanto as máscaras cirúrgicas comuns devem ser trocadas a cada duas ou três horas, a Phitta pode ser usada durante 12 horas. A tecnologia é totalmente desenvolvida aqui.
Criação nacional
O produto é um princípio ativo denominado Phtalox, que age como uma “água oxigenada”: a substância interage com o oxigênio no tecido, tornando-o mais reativo, o que faz com que ele oxide o vírus. Os testes, realizados pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), mostraram que a máscara com Phtalox tem 99% de eficácia na eliminação das variantes Delta, P1 e P2 do coronavírus. Mostraram ainda que o produto não é tóxico para o ser humano. A companhia vai realizar testes para verificar a eficácia da máscara contra a variante Ômicron.
Concurso de curtas
O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R) anunciou os vencedores da sua primeira edição do "Concurso de Curtas do Rio Dois Rios". O 1º lugar foi para Maicon Saviole que fez o curta Rio Dois Rios em Verso e Prosa. Além do diploma, ele ganhou um smartphone. O 2º lugar foi para Sofia Saviole com o curta “Sofia no Caminho das Águas”. Ela foi premiada com um notebook. Alexandre Amaral ficou em 3º lugar com “Sustentabilidade da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios no Rio de Janeiro”. Ele foi premiado com um tablet. Os vídeos estão no canal do YouTube da organizadora.
Produtoras de shows
Uma correção: o show da dupla sertaneja Maiara & Maraísa, previsto para o dia 23 de janeiro, na Via-Expressa, é da produtora Excess Produções, que inclusive tem feito shows de grandes nomes nacionais em outros municípios como Araruama e Rio das Ostras. Da Lack Produções, empresa friburguense, além dos eventos que estão acontecendo no Espaço Natureza, próximo à Fábrica Ypú, ela é a responsável pelo show do Mumuzinho , no próximo dia 26.
Palavreando
“Quem é poeta e que vê como é bonito Benito poetas como você. O friburguense coroado é rei com roupa de “retalhos de cetim”, cedro da “bandeira do samba” e coroa moldada com as “marcas do amor” de quem sabe como amou, caminhou e talvez nunca entenda o quanto fez e faz pela música brasileira”.Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário