Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Friburguense em destaque
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
Friburguense em destaque
Um friburguense lidera a mais nova ferramenta tecnológica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Prometida como uma revolução no trato da coisa pública, a ferramenta de inteligência artificial pode encontrar irregularidades em editais de licitação.
Já em operação
Batizado de Alice, o sistema que cruza dados e aponta possíveis indícios de irregularidades é liderado pelo friburguense Lúcio Camilo Pereira, atualmente diretor-geral de Tecnologia da Informação do TCE-RJ. O sistema que abrange todo o território fluminense já está em funcionamento, mas antes passou por um longo período de reestruturação de toda base de dados de editais do Tribunal de Contas e mudança no módulo de controle desses documentos.
Painel de informações
A celeridade é o fator de maior destaque, permitindo que os órgãos retirem, cancelem ou anulem editais para elaborar outros de forma correta. O sistema varre o conteúdo dos editais, através de pesquisas automatizadas inteligentes, faz o cruzamento com outras bases de dados e caso tenha indícios de problemas, gera alertas por meio de um painel de informações.
Friburguense Carlos Langoni
Por falar em friburguenses se destacando, muito se lamentou a morte por Covid-19 do economista e ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni. Mas o que pouco se falou ou se sabia, inclusive em vida, é que o renomado acadêmico era friburguense. Além de ter nascido aqui, Langoni estudou no antigo Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas.
Mais jovem da história
Nos últimos anos, Langoni foi consultor do ministro Paulo Guedes nas áreas de gás e de abertura comercial. O friburguense foi o mais jovem presidente do Banco Central. Aos 35 anos, assumiu a presidência do BC no governo do presidente João Figueiredo. Continua sendo até hoje, o mais novo a presidido a instituição.
Caminho para o futebol nacional
O Friburguense conhece hoje, 16, às 10h, em sorteio dirigido, o seu caminho rumo a retornar a uma competição nacional, a Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil. A Federação de Futebol realiza o sorteio da Copa Rio, competição estadual mata-mata, em cinco fases.
Caminho curto
O Friburguense só entra na 2ª fase, junto com os demais times da primeira divisão, ou seja, são somente três adversários para chegar à final. Quem chega à final, no mínimo, garante participação em uma das duas competições nacionais. O campeão tem o direito de escolha de qual quer participar: Série D ou Copa do Brasil.
Cabeça de chave
Na primeira fase, estarão times da segunda e terceira divisão de 2020, além de Americano e América, que vêm da seletiva. O Friburguense por ter sido o melhor da 2ª fase seletiva do ano passado ficou considerado como da primeira divisão junto com Volta Redonda, Boavista, Madureira, Bangu, Resende, Macaé e Cabofriense.
Transmissão ao vivo
O melhor é que nessa segunda fase, o Tricolor da Serra será cabeça de chave junto com os times da primeira divisão, ou seja, não tem como enfrentar nenhum desses, sendo assegurado como adversário um time da segunda, terceira divisão ou da seletiva. O sorteio será transmitido, ao vivo, pela TV Ferj, em seu canal no YouTube.
Primeira vitória do ano
Já na luta pelo acesso... O mundo saiu das costas. O Friburguense conseguiu sua primeira vitória em partida oficial nesta temporada 2021. Esse é o tamanho da vitória por 3 a 1 sobre o Gonçalense, na segunda partida pela Série A2, equivalente à segunda divisão do futebol do Rio. Foi também a estreia do time em casa. Depois de fazer o gol nos minutos finais do 1º tempo, o que se viu em campo foi um time muito mais leve, mais seguro e mais impetuoso.
Afonso
Momento crucial do jogo foi uma parada do goleiro Afonso ainda no 1º tempo. Após duas bolas que quase resultaram em gol do visitante, Afonso deu uma esfriada na partida, alegando necessidade de atendimento. Foi o momento para que o time, que não vinha bem, pudesse se reencontrar. O gol do Frizão saiu logo depois. No 2º tempo, mais dois gols e só no finalzinho, numa desatenção, o gol de honra do adversário.
Leveza
Se aguarda que com a tão esperada vitória, o Friburguense possa ter abandonado toda pressão que vinha atormentando o time e venha a jogar como jogou a partir do 1º gol diante do Gonçalense. Com os três primeiros pontos, o Friburguense está mais do que na briga, ocupando a 3ª posição, apenas um ponto atrás de Americano e Artsul.
Frizão x Cano na TV
Caso o Friburguense vença o Americano hoje, 16, às 15h, em Cardoso Moreira, o Tricolor da Serra pode até assumir a liderança do seu grupo. Por ser um confronto direto, pode entrar na zona de classificação, já que os dois primeiros avançam às semifinais. O Americano não está jogando em Campos, o que faz com que a partida seja quase em campo neutro. O jogo será transmitido, ao vivo, pela Cano TV, canal do clube campista no YouTube.
Macaé em Nova Friburgo
Se o Americano não está jogando em Campos, quem atua hoje, às 15h, em Nova Friburgo, é o Macaé. O Friburguense empresta seu estádio ao Macaé que não está podendo atuar em seu estádio por estar sem as devidas liberações. Após ser goleado por 6 a 0 pelo Audax, o Macaé enfrenta o Sampaio Corrêa, tentando a recuperação. Lembrando que apenas o último colocado na soma dos dois turnos será rebaixado para a terceirona. Posição essa ocupada pelo Gonçalense que ainda não pontuou.
Palavreando
“O medo corrói. O receio impede os melhores abraços que poderiam existir. Se há química, deixa a conexão agir e desperta.”
Wanderson Nogueira
Observatório
Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário