Teste de fé

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Para pensar:

“Não há esperança sem medo, nem medo sem esperança..“

Baruch Espinoza

Para refletir:

“Falsos amigos são como aves de arribação: fogem no inverno.”

Ditado iídiche

Teste de fé

Ano eleitoral é sempre um desafio à capacidade social de proteger e guardar a fé ou a esperança em dias melhores no futuro.

Porque o que se vê, dia após dia, não é para estômagos sensíveis não.

Bissextos

Ao rolar a página em redes sociais, por exemplo, o que tem de postagem patrocinada por pré-candidatos - rostos que conhecemos de longa data mas que não víamos há algum tempo, mostrando indignação e uma preocupação enorme com os interesses sociais - é uma grandeza.

Insulto

Uns dirão que faz parte do jogo, ou ainda que é inevitável.

Talvez seja verdade.

Mas, ainda assim, quando o contraste em relação aos demais anos do mandato é grande demais, continua a ser insulto à inteligência do eleitor.

Mudança?

Às vezes parece, contudo, que algumas mudanças estão em curso, sobretudo em relação à forma como certas atitudes estão sendo recebidas.

Determinado pré-candidato à reeleição como deputado federal, por exemplo, está descobrindo isso da pior forma.

(In)conveniência

Depois de ter chegado ao Congresso quase que na adolescência, totalmente apoiado no sobrenome que mandava prender e mandava soltar aqui no Rio, e que hoje é sinônimo de cadeia e corrupção, o rapaz - certamente orientado por sua equipe de marketing - passou a adotar apenas o prenome, sem qualquer referência ao berço político que o lançou.

Termômetro

O tiro, no entanto, parece ter saído pela culatra, a ponto de dar início a uma inédita campanha nas redes sociais, chamada “zero voto”.

A esse respeito, o mês de outubro nos dirá se movimentos desta natureza já são capazes de comprometer a eficácia da viciada indústria eleitoral da manutenção do poder, ou se o investimento e as “ferramentas materiais de persuasão” ainda definem a composição de grande parte do Congresso.

Não acabou

No início do mês a coluna disse que julho prometia ser quente.

Pois bem, um dos assuntos onde há novidades a caminho diz respeito aos ecos judiciais da tragédia climática de 2011.

Agora, em segunda instância.

Complicando

A situação de alguns medalhões ganhou novas camadas de complexidade, e há indícios de que as notícias podem vir em mais de uma frente.

Ao que consta, o Sasquatch de Piraí também tem sido ouvido a respeito.

É esperar para ver…

Parênteses

E olha que, naquela altura, os contratos emergenciais estavam devidamente justificados, hein...

Territórios invisíveis (1)

O amigo David Massena é curador da exposição "Territórios Invisíveis", que reúne imagens de 12 fotógrafos friburguenses, durante o Festival de Inverno do Sesc.

Estimulado pelo orgulho que sente do amigo, e da primorosa produção dos fotógrafos friburguenses, o Massimo abre espaço para reproduzir uma pequena sinopse da exposição.

Territórios invisíveis (2)

“Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.” Rubem Alves

"Territórios Invisíveis" apresenta 12 trabalhos de fotografias que abordam a invisibilidade das gentes, coisas e paisagens.

Territórios invisíveis (3)

A consciência visual e a atenção visual são mecanismos que atuam de formas distintas e que a nossa mente compreende de modos também diferentes aquilo que vemos e percebemos à luz dos nossos olhos.

O olhar treinado encobre, dissimula, vela. No olhar porta-voz de Rose Aguiar, Marcella Azal, Antônio Varella, Leonardo Miranda, Ana Gadini, Oswaldo Enoc, Yuri Blacheyre, Thais Frossard, Alexandre Vidal, Lídice Cardinot, Juran Santos e Adriano José, territórios se revelam.

Continuando...

A coluna havia prometido mais novidades a respeito da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Pois bem, vamos a elas.

Jovens empresários (1)

Com o apoio da Secretaria e da Uerj, entre outras instituições, Nova Friburgo sediará entre os dias 11 e 14 de outubro, o Encontro Fluminense de Empresários Juniores (Efej 2018).

São esperados cerca de 400 estudantes que integram empresas juniores em todo o estado do Rio, para debater temas associados ao empreendedorismo universitário, protagonismo juvenil e planejamento de carreiras.

Jovens empresários (2)

Organizado pela RioJúnior, o evento contará com patrocinadores de peso, como o BNDES, Eleva Educação, Bridge Consulting e Rede Globo, entre outros.

Sobre Nova Friburgo, a divulgação do evento diz: "A casa do Efej 2018 é um lugar especial. Você sabia que essa cidade marca o meio do estado? E tudo faz sentido, já que cada empresário júnior é como um rio. Com sua força, corrente e caminho."

Sistemas de Informação (1)

As novidades não param por aí.

Uma iniciativa do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) apoiada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia viabilizará a realização da V Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ESRI), entre os dias 24 e 26 de outubro, no campus da instituição, localizado em Conselheiro Paulino.

Sistemas de Informação (2)

O evento tem por objetivo reunir profissionais, professores e, principalmente, estudantes interessados em aprender e discutir problemas, soluções e conceitos relacionados a Sistemas de Informação por meio de palestras, painéis, apresentação de trabalhos científicos, minicursos e tutoriais.

Sistemas de Informação (3)

A edição 2018 da ESRI estimulará debates e propostas sobre desenvolvimento sustentável e as soluções tecnológicas sob a ótica dos sistemas de informação.

Também será realizado hackaton durante o encontro, além de painel específico sobre a importante participação das mulheres no setor de tecnologia de informação.

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.