Roupa do rei

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

quarta-feira, 20 de junho de 2018
Foto de capa

Para pensar:

“Nossa existência não é mais que um curto circuito de luz entre duas eternidades de escuridão.”

Vladmir Nabokov

Para refletir:

"Voltar atrás é melhor do que perder-se no caminho."

Provérbio russo

Roupa do rei

A nomeação de Emmanuele Marques Mendonça como nova secretária de Assistência Social, anunciada na noite de segunda-feira, 18, pôs fim a um longo e embaraçoso período de seis meses durante os quais a natureza de algumas das relações que integram a atual teia governamental ficou despudoradamente exposta.

Atrás do palco

Aliás, a distância entre a calmaria aparente e a agitação por trás do palco raramente foi tão grande por aqui.

Ano de eleição? Ano de Copa? Ano de renovação da Lei Orgânica?

Sim, tudo isso.

Mas também período de renovação de contratos bem polpudos.

Infiltrados

Tem muito fogo amigo fazendo estragos longe dos holofotes, e gente querendo usar companheiros de armas como escudo humano para adentrar terrenos minados por legislações de proteção ao interesse público.

Mas, cá entre nós, as máscaras já caíram.

Todo mundo já sabe quem é quem, e qual o fim dessa história.

O que nos leva de volta ao primeiro parágrafo da 1ª notinha de hoje.

Nada de novo

A coluna repercutiu, na semana passada, o forte discurso do vereador Professor Pierre durante a sessão do último dia 12, na qual os vereadores descumpriram a própria palavra e tornaram a adiar a segunda e última votação da nova Lei Orgânica Municipal (LOM).

Pois bem, após proferir palavras tão duras (quem não viu, veja), o vereador foi alertado sobre o planejamento de uma retaliação na forma de notícias falsas, como já ocorreu em 2012, durante o período da CPI da tragédia.

Sinal dos tempos

Antecipando-se à situação, o parlamentar gravou um vídeo no qual expõe o que lhe foi informado, de modo a esvaziar a manobra.

Mas, cá entre nós, é uma situação um tanto insólita, não?

Calero na serra

Após visitar Nova Friburgo no fim de maio - quando foi entrevistado com exclusividade por A VOZ DA SERRA - Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura, sobe a serra novamente no próximo fim de semana, desta vez para participar da festa de São João Batista, padroeiro da cidade.

Parceria cultural

Calero é conselheiro cultural da Fundação Cesgranrio que, em parceria com a Diocese de Nova Friburgo, oferecerá duas atrações à programação da catedral, no sábado: a apresentação da Orquestra Cesgranrio e o espetáculo Festa no Interior.

Pedido de audiência

O Movimento “Nova Friburgo 200 anos pra quem?” protocolou na última sexta-feira, 15, um pedido de audiência com o prefeito Renato Bravo.

O objetivo do encontro, caso venha a acontecer, é fazer a entrega de um conjunto de propostas para a melhoria da saúde pública municipal.

Aspas

“As propostas são o resultado de um trabalho coletivo realizado pelo Movimento, onde o tema foi tratado dentro da lógica de atenção ao que estabelece a política do SUS”, esclareceu Manoel Espedito, membro do Movimento 200 anos pra quem?

O movimento esclareceu ainda que o documento a ser entregue, dividido em 13 tópicos, aborda diversos pontos, mas todos relacionados a saúde.

Por falar nisso…

E já que o assunto é saúde, a leitora Verônica Emmerick Mattos enviou resposta ao comentário de Ednéa Alves Costa, doadora de sangue cujas aspas o Massimo reproduziu na edição de ontem, 19, ao defender que o estacionamento do Hospital Raul Sertã reservasse ao menos uma vaga para doadores de sangue.

Aspas (2)

“Caro colunista, com relação a este comentário tenho a obrigação de informar que o estacionamento do Raul Sertã mal atende aos médicos que necessitam de vagas (atendimento, cirurgias, visitas a pacientes…), pois o mesmo é usado por pessoas que nem trabalham no local, pessoas que o usam como estacionamento gratuito no centro da cidade. É falta de cidadania por parte da população, a famosa ‘Lei de Gérson’.

Será?

Ganha força nos bastidores o rumor de que uma beneficiária de escancarado caso de nepotismo recente em nossa cidade terá de devolver todo o (alto) montante que recebeu durante a gestão de seu protetor.

A coluna segue apurando o caso.

Cá entre nós, já imaginou se essa moda pega?

Ciência na Feira (1)

Dando continuidade à série de notícias envolvendo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a coluna pode confirmar que está será o segundo ano consecutivo em que o Cevest toma parte na feira.

Para tanto, foram feitos roteiros retratando lingeries históricas deste período de 200 anos de Nova Friburgo.

Ciência na Feira (2)

Também está previsto um workshop sobre reaproveitamento de materiais, em sintonia com o enfoque da Fevest na sustentabilidade.

Ainda nessa pegada, deve ter destaque o setor de artesanato que faz bonequinhas e outros artefatos com material reciclado.

Rede ampliada

O secretário Marcelo Verly também informou que a secretaria conseguiu integrar três escolas municipais às câmeras do Cidade Inteligente, e também quatro câmeras da Cruz.

De acordo com informações que lhe foram passadas pelo servidor Maurício Marques, coordenador do Cidade Inteligente, estes são exemplos das parcerias que estão sendo estabelecidas para aumentar a capacidade de captação de imagens.

Pergunta

O amigo Girlan Guilland está escaneando seu acervo fotográfico, e quem ganha somos nós.

E então, os amigos são capazes de identificar onde se encontra este interessante detalhe de nossa arquitetura urbana?

Boa sorte a todos!

Publicidade
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.