Além da conta?

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Para pensar:

"Quantas vezes a gente, em busca da ventura,

Procede tal e qual o avozinho infeliz:

Em vão, por toda parte, os óculos procura

Tendo-os na ponta do nariz!”

Mário Quintana

 

Para refletir:

“Enquanto tiveres um desejo, terás uma razão para viver. A satisfação é a morte.”

George Bernard Shaw

 

Além da conta?

O vereador Wellington Moreira pretendia se posicionar de forma inovadora a respeito de alguns temas pertinentes em nossa realidade municipal, durante a hora livre da sessão desta quinta-feira, 20.

Pretendia, mas não teve chance.

Porque não foi cancelada apenas a inclusão no expediente e na ordem do dia do Projeto de Decreto Legislativo que ia reprovar as contas do prefeito relativas ao exercício de 2018.

Na verdade, toda a sessão ordinária foi cancelada, por ação do Judiciário.

Desconforto

O ocorrido não causou forte desconforto somente ao Legislativo, mas também a diversos observadores mais próximos daquilo que tem se passado.

Por outro lado, tem muita gente convencida de que o governo se sente bastante confortável em determinados âmbitos da atuação judiciária, e o elencar de alguns elogios públicos a tais atuações não tem ajudado em nada a abafar tais rumores.

Longe do fim

Bom, no fim pouco importa.

Esta história ainda reserva muitos capítulos, e o mandato atual ainda será notícia ao longo de muitos e muitos anos.

Ninguém tenha dúvidas quanto a isso.

Suporte ao trânsito

Há algum tempo a coluna vinha chamando atenção para a ausência de agentes de trânsito nas ruas aos fins de semana, e já naquela altura falava-se nos bastidores a respeito do iminente aproveitamento de guardas municipais para estas funções.

É uma opção que encontra respaldo na legislação, mas que chama atenção para outras questões importantes, como, por exemplo, o grande déficit no contingente da nossa Guarda Municipal, e a longa espera de tantos concursados aprovados pela devida convocação.

E aí, novos guardas serão convocados?

Espaço aberto

A coluna também andou recebendo denúncias quanto à falta (ou insuficiência) de EPIs (equipamentos de proteção individuais) para que os agentes possam trabalhar com mais segurança, e pode confirmar que há ao menos um agente com suspeita de Covid-19, aguardando pelo resultado dos exames.

A esse respeito, a coluna abre espaço para que profissionais, população e a própria secretaria - se assim o desejar - manifestem seus pontos de vista.

De volta

Dias atrás, ao se referir ao amigo Eduardo Jácome, a coluna registrou que ele vinha desempenhando papel de excelência à frente da Gafisa, em São Paulo.

E, bom, a verdade é que houve atualizações a este respeito.

Ao fim de uma jornada de 15 meses, no dia 30 de junho Jácome deu por finalizada a reestruturação da construtora. Ele continua no Conselho de Administração e no Comitê de Gestão, mas está de volta a Nova Friburgo, onde já retomou suas atividades relacionadas a consultoria de gestão empresarial.

Sorte a nossa.

Aulas presenciais

O prefeito Renato Bravo anunciou a elaboração de novo decreto assegurando a suspensão das aulas presenciais em Nova Friburgo ao menos até 30 de setembro.

A este colunista, que permanece em contato constante com vários professores e profissionais da Educação, a decisão parece acertada e coerente.

Os índices de contágio em nossa cidade seguem merecendo mais atenção e comprometimento por parte da população do que têm recebido, e definitivamente não dão suporte a qualquer argumento em defesa de mais esta flexibilização.

Aspas

“Não existe possibilidade de retorno às atividades presenciais nas escolas em Nova Friburgo sem que tenhamos o sinal verde da Secretaria Municipal de Saúde e somente após alcançarmos a primeira semana de bandeira verde, quando, aí sim, poderemos analisar, de fato, a possibilidade de um retorno. Até que isso aconteça, nossos alunos seguem com as atividades não presenciais.”

Últimos dias

Restam apenas poucos dias para que os interessados possam se inscrever no Festival de Esquetes de Nova Friburgo (Fenf 2020), que será realizado remotamente, distribuirá prêmios em dinheiro e está tendo grande visibilidade junto à comunidade artística fluminense.

O prazo se encerra no próximo dia 30 e todos os detalhes podem ser encontrados nas páginas do evento na internet.

Fala, leitor!

“Em uma edição do início do ano, este jornal publicou reportagem repassando informação da prefeitura de que estariam a caminho importantes providências visando resolver problema muito antigo (mais de três anos) qual seja a repavimentação da via que liga a RJ-116 às localidades Parque Imperial, Varginha, Oscar Schultz até às proximidades do ponto final do ônibus Centro-Varginha. Até agora nada aconteceu. Informaram que havia um projeto e verba aprovada. Os moradores dos citados bairros já se cansaram de promessas semelhantes. Não esqueçamos de que as urnas estão próximas.”

Frio

Ao fim de uma semana tristemente marcada por queimadas, a promessa é de que o frio chegue com tudo nos próximos dias.

Pessoalmente o colunista é fã das baixas temperaturas, mas parece oportuno lembrar que infelizmente temos muitas pessoas (e animais) em situação de rua, e para eles o frio definitivamente não tem tanto charme assim.

O espaço aqui segue aberto a divulgar qualquer iniciativa relacionada à doação de agasalhos, ou qualquer campanha que possa levar abrigo e conforto a quem precisa.

 

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.