Separe as tags por vírgula
Massimo por Massimo

Para pensar:

"A primeira qualidade do estilo é a clareza."

Aristóteles

Para refletir:

“É fácil falar com clareza quando não se vai dizer toda a verdade.”

Rabindranath Tagore

Outorgas onerosas

Em meio a tantas pautas - vamos chamar assim - geradas pelas secretarias de Saúde e de Governo, algumas questões de grande interesse para a população acabaram ficando em segundo plano.

É o caso, por exemplo, das outorgas onerosas relacionadas à Secretaria de Meio Ambiente, sobre...

Leia mais
Sobre Rodas por Márcio Madeira da Cunha

Todo friburguense que se preze já passou pela experiência de trafegar à noite em meio a densa neblina, quer seja de carona, em transporte coletivo ou dirigindo. Localidades como as partes mais altas da RJ-116, entre Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, ou na RJ-142, que leva aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, são conhecidas pela incidência do fenômeno, popularmente também conhecido como “russo”.

Mas, a despeito da beleza e do charme para se admirar ou fotografar, a verdade é que a neblina pode representar um fator de enorme risco a quem conduz. Em casos mais severos a...

Leia mais
Há 50 anos por Há 50 anos

Edição 20 e 21 de outubro de 1968

Manchete:

  • Aceleram-se as obras da prefeitura e D. Laura empunha a flâmula: “Friburgo pra frente!” -  “Renova-se a parte central da cidade com o aformoseamento da sua praça principal, cujas obras estão em ritmo acelerado, num intenso movimento que vai até 22h, trabalhando os operários da prefeitura com a preocupação de terminar todo o serviço até o regresso do prefeito Amancio Azevedo. A senhora Laura Milheiros de Freitas, vereadora que chefia o Executivo Municipal, com o agente da ação...

Massimo por Massimo

Bom português

Os leitores habituais sabem bem que a coluna muitas vezes precisa lançar mão de mensagens cifradas, sempre respeitando a inteligência e a capacidade de interpretação do leitor, a fim de conseguir alertar sobre situações que, por um motivo ou por outro, ainda não podem ser descritas literalmente.

E a parceria tem funcionado muito bem, obrigado.

Mas em alguns momentos é preciso ser um pouco mais claro.

Sem lastro

A coluna não costuma dar muito espaço a notícias falsas, por vários motivos.

O principal...

Leia mais
Com a palavra... por Paula Farsoun

José deu um “bom dia” a Maria. José cumprimentou Maria que respondeu gentilmente. José paquerou descaradamente Maria que correspondeu às investidas. José e Maria estão tendo um caso. José e Maria estão traindo seus cônjuges e desgraçando suas famílias. José se separa da esposa por culpa de Maria que não respeitou o casamento de José. A família de ambos sofre com a tragédia. A culpa, além de Maria que não se deu aos respeito, é do governo que não prestigia nem defende a instituição familiar. Aliás, “ninguém mais respeita a família.” Solução? Sepultar ambos moralmente. José e Maria, que...

Leia mais
Massimo por Massimo

Para pensar:

"Quando você faz as coisas da maneira certa, até a derrota tem um sabor de missão cumprida."

Ulisses Formiga

Para refletir:

“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer.”

Mark Twain

Sem freio (1)

A notícia já era esperada desde a semana passada, mas por situações bem específicas acabou sendo adiada para a manhã desta quarta-feira, 17: o procurador-geral do município, Sávio Rodrigues (foto), pediu exoneração do cargo.

E, no...

Leia mais
História e Memória por Janaína Botelho

Tendo sido por longo período um apanágio da aristocracia e da burguesia, o retrato se difunde e torna-se íntimo no século 19, na Europa. As miniaturas, os pingentes, os medalhões e as coberturas de caixinhas de pó facial ostentam os rostos amados. Entre 1786 e 1830, o physionotrace Gilles Louis Chrétien contribui para alimentar a moda do retrato. Em apenas um minuto, o artista reproduz com um aparelho os contornos da sombra desenhada pelo rosto do modelo. Basta transportar em seguida o perfil para uma placa de metal e gravá-lo para obter uma série de imagens. Os perfis obtidos, amiúde de...

Leia mais
Saúde Mental e Você por Cesar Vasconcellos de Souza

Desejamos o ideal. Ideal sobre nós mesmos e sobre as outras pessoas. Numa paixão romântica a pessoa apaixonada forma uma imagem em sua cabeça sobre a outra por quem se diz apaixonada, sendo que esta imagem pode ser, e em geral é, bem diferente do que a pessoa alvo da paixão é. Geralmente nos apaixonamos por um tipo de pessoa que está em nossa imaginação, e não necessariamente na realidade do outro. Nos apaixonamos pelo ideal que sonhamos.

Desejar o ideal não é errado. O desafio é o que você fará ao ir descobrindo que esta pessoa com quem convive não é como você sonhava. E agora? Se...

Leia mais
Massimo por Massimo

Para pensar:

"Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

D. Pedro II

Para refletir:

“Ser professor é, antes de tudo, gostar de gente. É se importar com a história de vida das crianças e olhar verdadeiramente nos olhos de cada uma delas.”

Aucimara Souza do Nascimento

A eleição que falta

O segundo turno das eleições acontece no próximo dia 28, mas na esfera...

Leia mais
Escrevivendo por Robério Canto

As autoridades fizeram o que sempre fazem quando não sabem o que fazer: largaram pra lá.

Durante muito tempo se disse que a prostituição era a mais antiga profissão do mundo. Talvez seja, porém reflexões mais aprofundadas levaram à conclusão de que a política é tanto quanto ou ainda mais. Não vai nisso qualquer comparação entre as duas, cada uma com suas especificidades, ambas com seus detratores e defensores, como soe acontecer a toda atividade humana.

Um dos defensores da prostituição teria sido Fidel Castro. Em Cuba, segundo se diz (eu nunca fui lá e, se fosse,...

Leia mais