Separe as tags por vírgula
Massimo por Massimo

Para refletir:

“A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.”

Milton Santos

Filme antigo

Já vimos muitas vezes o arco que habitualmente envolve as relações entre poder público e organizações sociais, não?

Um início sempre promissor, o progressivo acúmulo de insatisfações e/ou dívidas, atrasos em repasses, e um fim melancólico, não raramente envolto em passivos trabalhistas, quando o serviço ainda é prestado mas já sem a...

Leia mais
Mensagem Espírita por Mensagem Espírita

“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” – (Tiago, 2:17.)

A fé inoperante é problema credor da melhor atenção, em todos os tempos, a fim de que os discípulos do Evangelho compreendam, com clareza, que o ideal mais nobre, sem trabalho que o materialize, a benefício de todos, será sempre uma soberba paisagem improdutiva.

Que diremos de um motor precioso do qual ninguém se utiliza? de uma fonte que não se movimente para fertilizar o campo? de uma luz que não se irradie?

Confiaremos com segurança em determinada semente, todavia, se não a...

Leia mais
Massimo por Massimo

Para pensar:

“Os obstáculos existem para serem vencidos; quanto aos perigos, quem pode se orgulhar de fugir deles? Tudo é perigo na vida.”

Júlio Verne

Para refletir:

“Ser valente é muito mais fácil do que ser homem.”

Julio Cortázar

Destaques nacionais

O amigo Eduardo Jácome chama a atenção da coluna para o destaque dado a friburguenses de nascimento ou de coração nas páginas do jornal Valor Econômico ao longo dos últimos dias.

Na sexta-feira, 18, por exemplo, foi...

Leia mais
Observatório por Wanderson Nogueira

Energia solar prejudicada

Com empresas locais crescendo no ramo da energia solar, uma bola fora do Governo Federal pode comprometer o avanço do setor. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está tentando alterar as regras da chamada geração distribuída, sistema pelo qual consumidores podem produzir sua própria energia, normalmente por meio do uso de painéis solares.

Corrida contra o tempo

A ideia é taxar e reduzir os incentivos para a adesão a esse sistema. A redução dos incentivos está em consulta pública, mas a...

Leia mais
Surpresas de Viagem por Elizabeth Souza Cruz

O Caderno Z esbanja juventude, perguntando: “Você é uma pessoa idosa ou velha?”. E explica: “Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade”. Eu, por exemplo, se me perguntam sobre idades, eu digo, de boa, que não troco a minha cabeça de hoje pela face de ontem. Isso porque o tempo que faz rabiscos por fora é o mesmo que pode desenhar paisagens lindas por dentro. É por essa razão que vemos a atriz Fernanda Montenegro, aos 90 anos, em plena atividade, realizando sonhos.

Conceição Piragibe confessa: “Não senti os anos passarem, quando vi já estava...

Leia mais
ETC & ETC por Luis Antonio Dias

 “O florescer das reflexões”

No último domingo, 20, foi celebrado o Dia do Poeta e, por coincidência, a jovem poetisa Aliel Casali (foto), de 14 anos, tem motivo para comemorar. Ela vai lançar em breve seu primeiro livro de posias “O florescer das reflexões”, que promete conduzir os leitores a analisarem a sociedade, a política e a própria vida.

Aliel Casali fará o pré lançamento de sua obra no próximo dia 30 às 19h no evento Quarta-feira literária, da escola Miosótis, onde estuda. O lançamento oficial será no dia 9 de novembro, às 18h na livraria Sabor de...

Leia mais
A Voz do Pastor por Dom Edney Gouvêa Mattoso

Caros amigos, vivemos um contexto em que o modo comum de pensar diminui, ou mesmo condena, toda e qualquer instituição que zela pelo bem e pela verdade. Por isso, é tão comum perceber discursos e comportamentos que tentam denegrir a importância da fé para a construção de um mundo mais justo e fraterno.

Um olhar atento à eclesiologia nos faz compreender que vivemos um tempo novo dentro da história da salvação. O tempo da Igreja é o tempo do Espírito Santo. Pois nele vislumbramos o plano de Deus para a humanidade e uma profunda coerência com toda a história da salvação.

O...

Leia mais
Momentos Literários por Tereza Cristina Malcher Campitelli

 

Onde vou guardar os livros?
Às vezes, a literatura fica cercada de perguntas, e esta, tão banal, é uma das que cutucam o leitor, o escritor, editores e livreiros. Talvez porque os livros sejam como baús que guardam ideias que podem ser usadas a qualquer momento, possibilitando tomadas de decisões, entendimentos e lazer. Por buscá-los de acordo com a nossa vontade, o livro é a expressão máxima do livre-arbítrio.
Tinha um amigo que não conseguia ficar sem um livro nas mãos. Ele era inteligente, conversador e sedutor, daqueles que têm sempre pessoas em torno, escutando...

Leia mais
Há 50 anos por Há 50 anos

Edição 18 e 19 de outubro de 1969

Pesquisado por Guilherme Alt

Manchetes:

  • Majoração de 200 cruzeiros velhos em quilogramo de carne verde, foi a notícia preponderante da semana - Sem qualquer aviso, sem exibição de autorização, sem quqalquer manifestação de assentimento dos órgãos oficiais controladores, pode haver aumento no preços das mercadorias? Com a palavra as autoridades responsáveis pelo assunto. Inúmeras reclamações chegam ao jornal sem que saibamos respondê-las. 
  • Candidatura de...

Leia mais
Massimo por Massimo

Para pensar:

“É um grave erro alimentar ideias preconcebidas, pois, insensivelmente, a pessoa procura torcer os fatos a fim de adaptá-los às próprias teorias, em vez de adaptar suas teorias aos fatos.”

Arthur Conan Doyle

Para refletir:

“Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.”

Vincent van Gogh

Causa e efeito

Bastou a sociedade friburguense se mobilizar em torno do recorrente problema da poluição sonora noturna para começar a obter respostas...

Leia mais