Fusão ou alto negócio para a Guanabara

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Edição de 24 e 25 de janeiro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchetes: 

  • Fusão ou alto negócio para a Guanabara - Esta história de forças eco­nômicas cariocas ao sentirem "esvaziamento" da Guanabara tramarem nos altos esca­lões da politica a fusão entre os dois Estados limítrofes, che­ga ao cúmulo do acinte, já que em todo o "affaire" a Velha Província pouco ou nada vem sendo "ouvida ou cheirada". Será que os mandões das indústrias do Rio de Janeiro, que não se "man­caram" um pouquinho sequer em todo o desenrolar da ma­téria, até agora, pensam que somos carneirinhos e que as­sistiremos impassíveis a gran­de tramoia? Lá pelos lados do pujante município de Campos, fervi­lham as reclamações, os pro­testos e é principalmente da­quelas bandas do norte flumi­nense, exatamente dali, que o grito de revanche com a cria­ção de um novo Estado da federação — o da Partilha do Sul — tornar-se-a irreversível, pois vem contaminando as po­pulações de 40 cidades do sul do Espirito Santo e Zona da Mata mineira.
  • Movimento viva a gente - Um grupo de jovens decididos a lutar por um mundo melhor já está em Friburgo. A nossa cidade escolhida para atuação constante de um grupo que não se con­funde e não se confundirá jamais com praticantes de exotismos. Shows serão no Salão de Atos do Colégio Anchie­ta.
  • Dr. Waldir Rodrigues Costa - O dia 25 de janeiro é uma data significativa para os que fazem a “A Voz da Serra”, pois é o aniversário do querido médico e impoluto homem público, dr. Waldir Costa. Figura respeitada e admirada por grande parte da população friburguense, o competente cirurgião bem merece a auréola de respeitabilidade, confiança e amizade que desfruta. Conhecido como o Bisturi de Ouro, título que este jornal teve a primazia e o privilégio de conferir-lhe, o dr. Waldir Costa procura sempre esconder-se num manto de modéstia, muito comum nos homens de valor pessoal e profissional. 
  • O DER cobre de camada asfáltica, o local de chão batido em que estava ensaiando a escola de samba Saudade, no bairro Ypu - Registramos um grande movimento de pessoas, viaturas, etc, pertencente ao serviço público preparando o lugar em que será instalado o palanque em o qual o governador Geremias assistirá o ensaio geral. Cinco milhões de cruzeiros antigos estão prometidos pelo doutor engenheiro ex-prefeito à escola de samba Saudade pela execução da marcha que cita o seu nome e o elogia pela construção do viaduto do mencionado bairro.
  • Governo dá estímulo fiscal às indústrias do RJ na exportação - As indústrias fluminenses passaram a contar com mais um importante e decisivo estímulo fiscal nas exportações de mercadorias para o exterior. O Governo do Estado concedeu, além da isenção integrada para as exportações, crédito fiscal equivalente a até 15% das saídas de mercadorias destinadas ao exterior. O crédito fiscal será calculado sobre o valor global dos produtos industriais exportados. Será utilizado no ressarcimento do tributo que se tornar devido nas operações internas.

Pílulas

  • Mais cedo do que muita gente pensou, teremos eleições. Não importa que a de governador seja por via da Assembleia. O dia do povo eleger o mandatário estadual virá. A coisa tarda um pouco, mas vem.
  • Vamos eleger o prefeito, o vice, os vereadores, os deputados estaduais, os federais, os senadores. Isto, por enquanto. Na próxima, a plenitude democrática, segundo o presidente Médici, estará restaurada.
  • Não importa quem vença o próximo pleito. É preciso ter eleições. É necessário que o nosso povo imponha a sua vontade através da grande arma do cidadão que é o voto. Tudo o mais, no regime democrático baseia-se em urnas livres.
  • O ano de 1970 oferece, segundo anunciado a reta que conduzirá o Brasil ao lugar que ele merece. É necessário que os brasileiros compreendam a alta significação do restabelecimento do direito que lhes havia sido suspenso, qual seja o de escolher pelo voto os seus dirigentes, dentro do princípio salutar do regime democrático. A medida que os dias passam há euforia do eleitorado. E não é para menos.

Sociais

  • AVS registra os aniversários de: Ítala Meceni Longo, Waldir Rodrigues Costa, Sérgio Francisco Mayer e Sebastião Vidal Sette (25); Rachid Namem, Lucy Azevedo Bentes e Wladimir Ventura Soares (27); Alberto Juliano De-Jorge, Manlio de Araújo Silva e Teresa Cristina De-Jorge (28); Esperidião Mussi, Elza Lúcia Meyer e William Julius Martinez (29); Maria de Lourdes Cordeiro, Januário Leal e Hilda Afonso (30); Chamberlain Noé, Luiz Pinel Neto e Jayr Folly (31). 

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.